ptVapers - Fórum de Cigarro Electrónico

eCigs => Chat => Tópico iniciado por: Mr_John_Doe em 2011.05.13 | 11:55:31

Título: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Mr_John_Doe em 2011.05.13 | 11:55:31
Olá a todos!

  Já não apareço aqui há uns tempos, mas ainda se devem lembrar de mim :P não tenho aparecido porque, ao que parece, deixei de fumar há 2 meses, e agora deixei de vaporizar também... :D parabéns para mim :D

  Estou a postar este tópico, pois acho muito importante para quem está a começar nisto do vaping para deixar o fumo, conhecer umas quantas historias de quem deixou de fumar, e que também deixou de vaporizar (até sugeria uma zona do forum só para Testemunhos :P ). Então aqui vai o meu:


Que fizeste tu aos meus pulmões??
Há uns 3 meses recomecei a correr. A minha primeira corrida foi uma tristeza (2.81km, 21.31min, 7.83km/h), para além de lenta acabei totalmente morto, e durante a corrida a sensação era de que os meus pulmões não enchiam na sua totalidade, e cansava-me bué!

Continuei a correr, ainda como fumador, e cada vez mais tinha vontade de deixar o tabaco. Eu sempre soube que o tabaco matava, e sempre pensei para mim próprio "Ok, tu fumas e gostas do hábito, mas a partir dos 30 acabaram-se as brincadeiras". Tinha esse objectivo de fazer 30 anos e já não fumar, pois gosto muito de viver e gosto de ter qualidade de vida, e não pretendo morrer precocemente (não quer dizer que não morra ainda assim precocemente, mas não quero ajudar a que isso aconteça...).

A pouco e pouco, ao sentir na corrida varias vezes por semana o que o tabaco me fazia aos pulmões, comecei a sentir vontade de deixar de fumar. Um dia no trabalho, a falar com um colega, fala-se de cigarros electrónicos. Fiquei extasiado com a ideia, poder deixar de fumar usando algo que me devolvia os meus pulmões e que me garantia o manter dos meus hábitos sociais, ainda por cima com sabores!!! Uma autêntica relíquia dos céus! Não descansei enquanto não comprei um.

Deixai vir a mim o vapor!
Cada vez que fumava um cigarro, só pensava “nunca mais chega o meu e-cig…”. Uma loooonga espera de 10 dias e… chegou!!
No primeiro dia foi a loucura. “Isto faz fumo! LOL”, “Isto até nem sabe mal…” As minhas expectativas relativamente ao e-cig eram bastante realistas, não pretendia que fosse igual ao tabaco (porque se fosse igual, matava de cancro… :) ), não pretendia manter-me com nicotina pois queria manter apenas o vício social (e eliminar o vício de nicotina) para um dia poder deixar tudo. Nesse dia, fumei 2 cigarros.
No segundo dia, outros 2 cigarros.
Nessa semana, ao todo foram 4 cigarros. Foi preciso alguma força de vontade, mas principalmente pelo facto de estar a vaporizar 0MG, nos primeiros dias sentia uma vontade enorme de fumar ao final do dia. Mas teimoso como sou, limitava-me a vaporizar com médio nicotina e, a realidade, é que me satisfazia. Comparo isto áqueles dias que queremos uma ganda bife com batatas fritas, mas se o jantar é peixe, comemos e ficamos bem na mesma… lol :D
Nessa primeira semana, fui para os copos com os amigos, depois de uma boa jantarada. Jantarada, álcool e saída á noite, é o típico terror de quem está a deixar de fumar… na boa, passei a noite inteira a vaporizar nicotina média, e não me custou nada! E no dia a seguir não estava todo entupido e cheio de catarro como era hábito :P

Olha!?! Nem me despedi de ti!
Passada a primeira semana, acabaram os cigarros. Não houve uma cerimónia de enterro, não houve um último cigarro, nada… simplesmente deixei de fumar :| mais giro ainda, e por uma questão de orgulho pessoal, mantive o cinzeiro no sitio dele (hoje está lá uma plantinha :P ), mantive maços de tabaco no sitio deles, tabaco no carro… não quis mudar nada, uma questão de orgulho, provar a mim mesmo que em mim, quem manda sou eu. E resultou! Vendi os meus volumes de tabaco, deixou de cheirar a tabaco na cozinha, e já se vaporizava no sofá :P
Depois passei à fase de “epá, este smuky não vale nada… vou mas é mandar vir um dos bons e que se lixe o formato feio”. Comprei um Riva que me satisfez bastante, no entanto, vaporizar 0MG tem um efeito engraçado que é o de não teres necessidade de vaporizar. Ou seja, ao fim de uns dias já só fazia 3 pausas no trabalho para vaporizar.
Passado 1 mês e pouco fui de férias. Levei o meu Riva na bolsa, os meus líquidos, mas foi umas férias a conduzir e não me dava jeito fazer dripping a conduzir (ainda por cima no UK, ou seja, do lado errado da estrada…llol) ou seja, não toquei no Riva durante os 6 dias que tive fora… e quando voltei, já tinha perdido o interesse e… acabou-se o vaporizar :D não digo que de vez em quando não vá pegar no riva, e dar uma nuvem pequena ou outra, mas o “hábito” desapareceu e faço-o tipo 1 vez por semana :D

Então, quem és tu hoje?
Hoje, passado 2 meses de receber o meu primeiro e-cig, larguei o tabaco e o e-cig aos 27 anos (quase 28). Não planeio vender o meu e-cig, pois quero-o para quando houver jantaradas, saídas à noite, ou até quando simplesmente me apetecer, mas o hábito foi-se!
Corro 5kms em menos de 30 minutos, e corro quase 10km em 1 hora, e mantenho a minha corrida porque foi um prazer pelo qual eu tive de lutar e que hoje me dá um prazer enorme! O meu objectivo é em Setembro correr uma meia-maratona, e também não voltar a pegar num cigarro na vida!
Hoje em dia faço uma ou outra “pausa do cigarro” com os meus colegas, vendo-os a fumar e sem ter vontade de fumar… se penso nisso de vez em quando, penso, mas já passei por isso uma vez não quero uma segunda!
Um fumador nunca deixa de ser um fumador, tal como um alcoólico nunca deixa de o ser… temos de aprender e aceitar que, para toda a vida, vamos ter um pensamento ou outro de “até fumava um cigarrito agora…”, e que teremos sempre de combater esse pensamento e perceber que não, nós não podemos fumar “só um cigarro”…. Porque já os fumámos todos!

Quais são os teus conselhos para quem começa agora?
Primeiro, acho que fazer desporto é um óptimo motivador/catalisador da mudança. Perceber o mal que o tabaco faz ao nosso corpo é importante para nos motivar, para além de nos fazer bem :)
Segundo, não pensem que o e-cig vai ser igual ao cigarro, e abracem o facto de o não ser. A realidade é que se estão a deixar de fumar, reconhecem claramente que fumar é mau. Agradeçam então o facto de e-cig não ser igual! Estejam receptivos a esta nova experiencia, enquanto uma experiencia diferente.
Terceiro, aproveitem o inicio para tentar cortar para o mínimo de nicotina possível. Largar a nicotina é uma coisa que se faz em 1 semana desde que haja um pouco de força de vontade… muitos de vós dirão “mas a nicotina não faz mal, porque é que hei-de deixar?”, é fácil… porque a nicotina é uma grande parte do vosso vício e, ainda que vaporizar deva fazer 10 mil milhões de vezes menos mal que o tabaco, ainda ninguém sabe quais os reais efeitos a longo prazo! Como costumo dizer, é como dizer “mas olha que cortar um dedo é muito melhor que cortar uma perna!”. Obviamente que concordo, é melhor, mas será que tenho meeeesmo de cortar um membro?? É que melhor ainda é não cortar nenhum membro!
Quarto, conheçam o vosso corpo. Facto: quando se deixa de fumar/vaporizar com nicotina, o vosso corpo tenta colmatar a falta de um prazer (nicotina) com outro prazer (comida). Conheçam o vosso corpo, se almoçaram as 13h, são 15h e estão com fome? Não é possível, por isso não comam, e esperem pela hora normal. Resistam a substituir um vicio por outro….
Quinto, encontrem alguma forma de usufruir das vantagens de terem deixado de fumar. Façam desporto, sejam mais saudáveis, celebrem diariamente as vantagens de não fumarem! Desta forma vão-se sentir contentes por resistir, e não chateados ou irritados.
Sexto, mantenham os vossos hábitos. Penso que uma coisa que me ajudou a estar onde estou agora, foi o facto de nunca ter evitado ir vaporizar com quem fumava, nunca evitei o contacto com o meu ambiente normal de fumo. Ainda hoje, mesmo sem fumar nem vaporizar, vou à rua de manhã beber o café. É um ritual que sempre tive, e que mantenho! Mantenho o ritual de estar um pouco à conversa na rua, a beber café, depois do almoço. Isto é importante pois faz com que não haja “tabus”, quero com isto dizer, que não haja gatilhos que despoletem um pensamento de “apetecia-me um cigarro”. Se se fecharem na vossa bolha enquanto estão a deixar de fumar, no dia em que voltarem à vossa vida tudo à vossa volta vos lembra do vosso antigo eu. Mas se o vosso antigo eu mudar todos os dias, já não é assim. Para mim, hoje em dia ver alguém fumar não me despoleta pensamentos de fumar…

Considero que o e-cig é a forma menos exigente de deixar de fumar. Se para deixar de fumar normalmente é preciso 1000 de força de vontade, com e-cig é preciso 10! Mas não pensem que não é precisa qualquer força de vontade, claro que é preciso! Mas como se diz em inglês, “men up!”, ou seja, façam-se homens (e mulheres :P) !! Vão ver que custa muito menos do que vocês pensam :D


Desafio-vos todos a arranjarem um GPS (ou telemovel com GPS), e a começarem a correr!
Para aqueles que quiserem um parceiro para vos motivar a uma corridinha, podem-me adicionar aqui:
http://runkeeper.com/user/JoaoTRM

Lá verão que um ex-fumador consegue, ao fim de 2 meses, correr 28km numa semana :)

Por fim, quero dar os parabéns a este forum magnifico, que muito me ajudou! Estão todos de parabéns, e quem precisar de umas dicas, ou uma motivação extra, pode falar comigo :D

Beijos e Abraços a todos!

Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Antonio cardoso em 2011.05.13 | 12:33:56
Parabens e obrigado pelo testemunho.

Essa também é a minha intenção.
O problema é que já fumo, não!, fumava à quase 31 anos.
Recebi o meu kit de Riva's 510 na segunda-feira dia 9 de Maio, por volta da hora do almoço.
Desde esse momento não fumei mais nenhum cigarro analógico - só tirei uma passa dum cigarro da minha mulher no dia em que recebi os Riva's.
Já considero uma vitória.
Inicialmente comecei a vaporar muito, estava quase todo o tempo com o Riva na boca.
Agora acho que já estou a reduzir a quantidade de vaporização.
Ainda é cedo para largar o cigarro electrónico, mas acho que estou a conseguir.
Irei sempre guardar os meus Riva's, pois serão a lembrança deste feito heróico.
A ideia de criar um post no fórum com testemunhos destes acho muito útil e válido.
Penso que para além de ser um fórum de Vaporizadores, é um fórum para quem pretendia largar o tabaco e utilizou o cigarro electrónico para o fazer.
É evidente que o fórum é mais do que isso.
Há uma variedade enorme de assuntos relacionados com o vaporar, e há também membros que passaram a utilizar a vaporização como parte do seu modo de vida, mas...
O largar ambos (tabaco e Vapor) não implica que se deixe de ser membro do Fórum, e todos os testemunhos deste tipo são uma mais valia.
Acho que os Administradores deste Fórum partilham a mesma opinião.
Acho que dá um sabor mais saudável ao Fórum, valoriza-o e faz lembrar que a saúde está acima de tudo.
E quem quer largar o vício do tabaco tem aqui uma grande ajuda, e, se calhar e nalguns casos, melhor que no nosso sistema nacional de saúde- Incluindo o sector público e privado.
Falo nisto porque no meu caso, e penso que será o mesmo para milhares de fumadores, não é só o vicio da nicotina. Há também o vicio de mão e boca- se calhar com mais peso do que a nicotina. Pois o cigarro electrónico ajuda e muito nestes dois últimos vícios.
A questão do sabor, na minha opinião é secundário.
Mais uma vez parabéns e muita saúde.
Já agora, vai dando notícias.

António Cardoso

Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: AmazingVape em 2011.05.13 | 13:03:02
Hmm... Eu gosto de vaporizar... Para mim, no entanto, a questão do sabor não é nada secundária.  :) E também gosto que o meu X Power se assemelhe a uma máquina de vapor - pfffff!  ;D

Portanto... Se chegar à conclusão que vaporizar me é prejudicial - isto é, mais prejudficial do que viver no noisso mundo, porque o nosso mundo é muito prejudicial e nem temos outro - até posso deixar. Se assim não for, acho giro, um hobby porreiro. Aliás, para mim, fumar sempre teve o seu quê de hobby.
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Antonio cardoso em 2011.05.13 | 13:24:45
Eu enviei o comentário porque disseste que deixaste também de vaporar.
É evidente que o sabor considerei-o secundário, mas apenas no sentido de deixar de fumar os analógicos. Se calhar exprimi-me mal.
É claro que ainda sinto a falta daquele "sabor maldito do tabaco" que ainda considero muito bom, mas há-de chegar o dia em que não lhe dê valor nenhum.
Por enquanto vou vaporando...

António Cardoso


Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: AmazingVape em 2011.05.13 | 13:27:07
Ah! Não, por acaso procuro sabores próximos do tabaco, mas não é pelo tabaco. É mais porque muitos sabores são algo enjoativos e isso chateia-me. E um pouco de aproximação ocasional ao tabaco, também não faz mal - na verdade, é apenas um sabor como os outros.  :)
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Antonio cardoso em 2011.05.13 | 13:32:39
Sim, mas para quem não largava o tabaco à 30 anos e quer deixar de fumar, a intenção é mesmo gradualmente perder a dependência do sabor do tabaco.
Quero ver se começo a experimentar alguns sabores frutados, mas queria algo mais para o citrico, sem notas de adocicado, um sabor Fresco, saboroso, com bom TH e sem menta.
Estou a pensar no sabor Lima. Alguém já experimentou?

António Cardoso
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Mr_John_Doe em 2011.05.13 | 14:33:43
(blank)
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Mr_John_Doe em 2011.05.13 | 14:35:13
Obrigado :)

Há também o vicio de mão e boca- se calhar com mais peso do que a nicotina.
Sim, concordo a 100% com isto. Eu penso que o vício do cigarro se divide em 2 totalmente diferentes, um vicio de nicotina e um vício comportamental, e é por isso que acho que ele devem ser "tratados" em separado.
O primeiro, é largar a nicotina. O que tens saudades não é do sabor do tabaco, é da dose de nicotina que o teu corpo associa ao sabor do tabaco. O cérebro é uma máquina muito inteligente, e aqui funciona como quando tens vontade de comer algo doce após uma corrida, é porque tens falta de hidratos carbono. O teu cérebro sabe que associado ao sabor, vinha uma dose de nicotina. Este é o primeiro hábito que tem de ser quebrado, tens que reprogramar o teu cérebro!
O segundo, o comportamental… quando largas os dois hábitos ao mm tempo, é terrível. Falo por experiencia própria! O teu corpo precisa de nicotina, e todos os teus comportamentos te lembram disso. Por isso é que eu acho que o e-cig é uma forma tão boa para deixar de fumar, é porque separa os vícios em 2 fases, e vences um de cada vez!

Mas mais que tudo, e mais importante que largar o vaporizar, é largar o tabaco! Sem qualquer tipo de dúvida!

Estou a pensar no sabor Lima. Alguém já experimentou?
É bom, e aconselho vivamente o sabor Zebra Stripes da VaporBomb! É delicioso :P aliás, de todos os que experimentei, os melhores liquidos que tenho são da vaporbomb, sem sombras de dúvida...
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: AmazingVape em 2011.05.13 | 15:21:31
Ok. Cada caso é um caso, não haja quaisquer dúvidas. O facto de eu não ter medo de sabores próximos do tabaco (não digo "de tabaco" porque provavelmente esses vão de vela, quiçá pelqa complexidade actual das fórmulas químicas dos cigarros e pelo facto de queimas, mas já todos sabem disso) tem a ver pura e simplesmente com a minha receptividade basicamente nula para fumar (o basicamente é só porque tanto o empirismo como a ciência nos indicam que nada é absoluto). Como não faço qualquer tipo de esforço para não fumar nem me vejo a fazer qualquer tipo de esforço para não fumar, não estou a ver que um sabor que me agrada (para variar dos docinhos todos que acabam por nos enjoar) me possa ser, de algum modo, prejudicial. De certeza que não me lembra da necessidade dos analógicos. Aliás, tendo basicamente o mesmo de forma muito melhor, muito mais criativa e muito mais económica, para quê? Não acho que o melhor seja encarar os ecigs como uma fuga desesperada ao tabaco porque isso não indicia boa coisa, acho que deve ser encarado como é, apenas por si. Já agora, um breve episódio, sem nada de mais: ontem, numa das minhas demandas científicas, peguei num dos SG Lights (ou Azul ou BLue ou Blau ou Bleu.......................) da minha mulher e passei-o bem debaixo do nariz. Resultado: achei o cheiro enjoativo! E esta, hein?

Noutra divisão agora e muito brevemente. Li o teu texto, John Doe, Mr., e gostei de o ler. Aliás, li-o todo. Se assim não fosse, não o teria feito. É a tua cena. Perfeito. Mas relativamente à nicotina, posso afiançar-te que está estudada à exaustão. Também poderíamos deixar de tomar café, chá, Coca-Cola, calmantes, analgésicos, etc., etc., mas acho mesmo que não vale a pena. E relativamente aos ecigs, é sempre fácil de dizer, "Não se sabe", "Será que não tens isto e aquilo por causa deles?", "Não está estudado" e por aí fora. Mas os indícios não apontam para coisas propriamente arriscadas. Em termos químicos, é pouco lógico associar-lhes grandes riscos potenciais. E sabe-se muito sobre muita coisa. A propaganda é que sabe sempre apenas o que lhe interessa. E as pessoas têm medo. É normal. No fim de contas, vivemos numa sociedade que nos controla através do medo, desde que nascemos até à hora da morte - logo, é mesmo óbvio. Mas é relativamente pouco calmo e racional. Com isto, nem me passa pela cabeça dizer-te que deves vaporizar. Cada um é que sabe no que acredita e no que deseja e eu não tenho absolutamente nada a ver com isso. Principalmente, em decisões tão pessoais e que não afectam ninguém. Abraços e boa sorte.

PS - Eu não tenho vontade nenhuma de correr uma data de quilómetros. E, quase aos 50, já tenho a perfeita noção de que não vou durar para sempre (juntamente com outras como, por exemplo, que provavelmente vou morrer a trabalhar sem reforma, fundamentalmente para tapar os buracos que outros abriram, abrem e abrirão e onde um dia serei enterrado para me recordarem durante um tempito, antes de me diluir definitivamente num universo cuja único mecanismo é manter-se em funcionamento de algum modo).
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: vytman em 2011.05.13 | 15:24:46
Parabéns Mr_John_Doe!
É incrível o poder dos ecig para deixar o vício completamente. Juntando força de vontade obtém-se a fórmula perfeita.
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: VASCO em 2011.05.13 | 15:41:32
Parabéns por teres deixado o fumo e o vapor, mas digo a verdade que acho que vai ser muito mais difícil largar o vapor do que o tabaco...
É que esta porcaria é tão fixe, sabores diferentes, se quiseres 0 de nicotina e ainda por cima com aquela sensação de impunidade por não ser (tão) prejudicial....
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Mr_John_Doe em 2011.05.13 | 15:48:53
Mas relativamente à nicotina, posso afiançar-te que está estudada à exaustão.
Estou totalmente de acordo, a nicotina não faz qualquer mal quando tomada em doses controladas. É um excitante tal como a cafeína. O problema dos cigarros está no portador de nicotina (fumo e os outros 4000 quimicos).

Citar
A propaganda é que sabe sempre apenas o que lhe interessa. E as pessoas têm medo. É normal. No fim de contas, vivemos numa sociedade que nos controla através do medo, desde que nascemos até à hora da morte
Concordo :D eu li uns quantos estudos acerca do ecig e afins, e cheguei à conclusão de que há 2 tipos de estudos, os do estilo FDA (ou seja, patrocinados pela philip morris) e os patrocinados pelos fabricantes de e-cig... ou seja, cada um puxa a brasa À sua sardinha.

O meu objectivo foi, mais que tudo, dar aqui um testemunho real sem dedinho quer das tabaqueiras, quer dos fabricantes/vendedores de e-cig. Quero que as pessoas saibam que é possível!

Concordo que ninguém morre saudável, e quero salientar que longe de mim ser quer evangelizador contra o tabaco, quer contra o e-cig. Eu tinha um objectivo para mim, e cumpri-o... foi, como dizes e muito bem, "a minha cena", que eu espero sinceramente que contagie outros! :)
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: MJRL em 2011.05.13 | 20:31:06
Parabéns e obrigado pelo teu testemunho.
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: jeanxito em 2011.05.15 | 15:07:28
Parabens!!!
Como funciona isso do runkeeper??..desde k comecei a vaporizar melhorei todos os meus tempos a melhor até á data foi em 25min em cerca de 10km o k é muiiitooo..ando a voltar a velha forma e é mais uma vitória. é nestas alturas que olhamos para trás e dizemos..porra esta "budega do cigarrito so faz mm mal.."  não corro em maratonas nem em algo do género foi um vicio que sempre tive desde que era atleta a nível nacional de um desporto meio marado de pancada (adivinhem lá..) lol
Mas foi graças ás corridinhas que comecei a ver os cigarros electrónicos, comecei a sentir-me demasiado cansado, ardor nos pulmões e para não falar dos kms de estrada que alcatroei com alcatrão dos meus pulmões,
Apesar de só ter passado um mês ainda bem que optei pelo vape, sinto-me melhor, mais rápido, mais leve, os meus pulmões funcionam melhor, não sei quanto a ti mas o que voltou é aquele cheirinho que se sente quando se corre á beira mar/beira rio ou em parques ao por do sol..á 6 anos sensivelmente que não sentia isto, uma paz de espírito a correr.. brutal mm!
A semana passada surpreendi-me a mim mesmo e disse "claudito (o meu nome) tu tas a ficar em óptima forma" acordei pela manha e corri o meu percurso normal cerca de 8kms com muito bom tempo..não me senti cansado.. a minha namorada á tarde lá me cravou para ir a uma hora de body combat e eu--lá fui.. apesar de suar muito no final da aula viro-me para mim próprio.."Ainda dava uma corridita.." e não passei a aula a olhar para camoes foi mm a dar-lhe eu vos asseguro..ng mais do que eu gosta deste tipo de coisas..
Existem colegas meus que já andam a dizer que se passa kk coisa comigo, que ando mais activo que o normal, quem me conhece diz que estou de volta..
Tb espero um dia deixar de vaping mas fico com as minhas reservas claro..não vá o vicio espreitar por algum lado..
Só recomendo o vaping aos meus amigos tanto que até a minha namorada começou agora a vaporizar..

Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Mr_John_Doe em 2011.05.16 | 18:24:18
Como funciona isso do runkeeper??
É só arranjares um GPS que grave o teu percurso em GPX (ou entao, o proprio software do runkeeper a correr num android ou iphone), e depois pores os percursos online (com o software proprio é automatico) :)

Cumps
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Coiso em 2011.05.16 | 21:11:01
Excelente, muitos parabéns.  ;D

Eu comecei há poucos dias mas penso já estar a travar uma batalha engraçada. Isto porque o meu e-device que penso que venha a ser uma aquisição decente, só chegará lá para 4ª ou 5ª feira, e para já tenho-me mantido com os cartuxos dos e-health que muito sinceramente, cada cartuxo satisfaz-me tanto como 3 ou 4 cigarros Camel dos cerca de 20 diários que fumava.

Em seis dias, e fumava mesmo os 20 diários por cerca de 10 anos, consegui e com os e-health e não um aparelho decente, apenas e só fumar 3 cigarros, 2 no sábado, um há pouco porque para variar acabou a bateria do e-cig.....  >:(

Muito sinceramente, eu sei que o vício mata, e que a nicotina é uma droga/veneno com a semelhança da cafeína etc etc, mas eu sempre fui daqueles "viciados" que nunca se permitiu beber mais do que 1/2 cafés por dia, quando me sinto alterado pelo mesmo passo um mês sem beber, se bebo álcool todos os dias por 4 semanas, de seguida faço uma pausa sem tocar numa gota por mais de 6 meses completamente na boa e sem sofrimento algum. Já da nicotina não posso dizer o mesmo, e tem sido literalmente o único vício que não tento controlar, porque gosto do seu efeito.

Pois bem, desta minha curta experiência, que não tem como intuito deixar de consumir(muito provavelmente apenas baixar o nível) nicotina, que já dura durante 6 dias, com o vício de 20 cigarros diários que fariam 120 cigarros, apenas fumei 3 e por culpa do e-health. Os meus dentes já começaram a voltar a ser mais brancos, já consigo encher a caixa novamente sem ouvir ruídos dos pulmões ou sem me dar tosse, e deixei de ter aquelas dores de cabeça de excesso de mortalha cheia de chumbo do cigarro.

Se vou mesmo tencionar seguir a razão deste tópico, e deixar até de vaporizar, visto que para mim é um hobbie de relaxe fumar(agora vaporizar) isso já duvido, mas para já, em apenas menos de uma semana já noto grandes diferenças físicas e pulmunares, com a mais valia de ainda ter direito há nicotina que o corpo requer por hábito. Se a isso juntar uma diminuição no vício da nicotina, aliado a um sabor que me satisfaz psicologicamente, então já vai ser 5* e simplesmente fantástico.

E só fumei durante 10 anos, imagino o efeito em quem fume há mais de 25 anos..

De qualquer maneira este é uma espécie de testemunho de alguém que sabe que não vai voltar a tocar num cigarro desde que largue os e-health por uma coisa decente porque tenho força de vontade, e que em tão poucos dias já nota uma diferença abismal nos pulmões no hálito e nas não dores de cabeça.

Um cumprimento a todos, e quer queiram deixar de fumar/vaporizar como queiram apenas deixar de fumar, é a prova de que é claramente possível desde que com uma dose q.b. de força de vontade.

 :)
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: AmazingVape em 2011.05.17 | 11:18:26
Nicotina é fixe. Desde que vaporizo (há cerca de 3 meses), os meus dentes não ficaram mais brancos e não fiquei com mais fôlego, embora fique muito contente por as pessoas efectivamente acreditarem e sentirem coisas positivas. Como a última limpeza que fiz aos dentes foi antes de cortar com os cigarros, só vão ficar mais brancos para a semana, quando for fazê-lo de novo. Como subia escadas na boa e só me sentia com falta de ar quando estivesse com uma daquelas alergias entupidoras inclusive do nariz (o que ainda sucede) ou quando estivesse com problemas digestivos, o que é um problema crónico e funcional (a minha mulher admira-se que não tenha melhorado por ter cortado com os cigarros, como se os cigarros tivessem alguma coisa a ver... Aliás, a nicotina acelera a digestão). Quanto a correr, como não tenho hábito nenhum de correr, faltava-me resistência e continua a faltar. Se começasse a correr, passo a passo, por assim dizer, suponho que melhoraria a resistência. Já a andar não tinha nem tenho problemas (salvaguardando-se as situações atrás mencionadas). Numa palavra, além de sentir os pulmões efectivamente mais limpos, não sinto nada de particularmente novo. Talvez acordar menos vezes com a "cabeça apertada", é, acho que sim. De resto, nicotina por nicotina é fixe. Cafeína por cafeína é fixe (e muito salutar até umas quatro chávenas diárias, não mais). Vinho, sobretudo tinto, é excelente para o coração e a circulação. Deixemo-nos de tretas. O próprio álcool não-vinho, whisky, por exemplo, é óptimo. O que é mau são os exageros. De resto, vá lá, com franqueza...
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Mike4Tsix em 2011.05.17 | 15:50:57
Parabens!!!
Como funciona isso do runkeeper??

Também tens outro excelente e que eu uso no BTT. ;D
Chama-se Sportypal e funciona com qualquer telemovel com GPS incorporado! ;)
Melhor ainda...é 100% Grátis! 8)
Vê aqui http://www.sportypal.com e procura-me por Mike4Tsix.

Abraço
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: black_arrow em 2011.06.21 | 02:23:30
Parabéns e obrigado pelo testemunho! Vou colocar em sticky pois penso ser uma das melhores formas de apresentação do nosso fórum a quem aqui chegue de novo - ler esta experiência de vida!
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: nox em 2011.07.12 | 13:27:42
Gostei muito deste testemunho acho reflete de certa forma este forum que nos uniu numa causa comun...antes fumar era um privilegio em determinadas culturas na nossa ja foi moda e foi muitas vezes impulsionado por famosos...mas acho que fumar o unico que promove ultimamente é a morte a morte certa e comprada diariamente...acho que nos as novas geraçoes dissemos...basta, basta de algo tao rudimentar...deem me algo mais...e aquilo que descobrimos foi o vapor...o vapor de momento faz nos sentir mais limpos de certa forma´...mais de acordo com as preocupaçoes da nossa geraçao uma geraçao em que manter o ambiente e o nosso corpo em sintonia com a natureza....eu vaporizo...por nao fumar....eu trabalho ao ar libre a cerca de 14 anos, trabalho com animais,trabalho sobretudo com aguias e falcoes, eles que estao em sintonia perfeita com o mundo, o tabaco ia contra a forma que tenho de honrar a natureza...algum dia tambem deixarem de vaporizar...algum dia.... de momento nao interfere na minha vida...tambem faço Btt, Aikido, e montanhismo...nao ha nada tao bom como o simples facto de nao ter que depender dos nossos vicios e deixar nos dominar por coisas mais saudaveis que nos ajudem no nosso modo de viver...Vaporizar foi e vai ser sem duvida um dos passos para a soluçao de um problema....o meu problema...era fumar... ;)
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: AmazingVape em 2011.09.28 | 11:13:35
Toda a gente tem vícios ou, digamos, hábitos fortes e favoritos. Fumar é, efectivamente, nocivo. Claro que eu não sou daqueles que se põem a dar lições de moral a quem fuma. E também tenho a certeza de que vaporizar (pela complexidade de conhecimentos exigidos e pelo próprio palato) não é para todos. Pessoalmente, dou-me muito bem. Quando alguém descobrir que vaporizar causa uma doença mortal qualquer com uma data de deiciências e ineficiências pelo caminho, páro (paro com o acordo ortográfico :) ). Até lá, é um hobby porreiro que só peca (eu não acho, mas há-de haver quem ache) pela semelhança aparente com o hábito do tabaco. De resto, comer pode ser vício, chicletes podem ser vício, ver TV pode ser vício, trabalhar pode ser vício, praticar desporto pode ser vício, não há nada que não possa ser vício. E vivemos numa sociedade que confunde tudo e, assim, confunde todos os vícios, como se todos tivéssemos vocação para o ascetismo... Ah, mas é uma sociedade hipócrita! Uma sociedade que promove envergonhadamente o sexo pelo sexo, por exemplo. Ou que desculpabiliza aquilo a que chama "drogas leves" e tolera disfarçadamente as ditas "drogas duras". No fundo, uma sociedade desenvolvida de uma tribo de macacos desenvolvidos (que é o que somos), com uma auto-imagem fabulosa e a certeza de poder impor a vontade (imposta, enviesadamente) da maioria porque é mais "democrático" e porque "todos somos iguais".
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Texud em 2011.09.28 | 15:12:57
eh lá amigo Jorge, que liquidos andas a vaporizar, tiveste bem :D
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: ram em 2012.04.16 | 17:07:21
 8) cool tomara a mim, mas pra quem chegava a fumar um volume por dia mesmo ao fim de 5 meses ainda é cedo, pra pensar nisso. já não vaporizo a conduzir o que não é mau. já vaporizo com o mínimo de nicotina e sem nicotina. mas com gente em casa que fuma a coisa ainda se torna mais difícil.

em todo o caso adorei ler o teu testemunho, deu-me esperança, de algum dia também, deixar o vapor que é para mim, ou para o meu bolso um mal menor.
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Miguel L. em 2013.09.11 | 15:20:36
Estive a ler os Vossos testemunhos e vi que pararam por volta de  2012.Bom , pensei eu, está na altura de retomá-los.

Retomá-los porque acho que quem se está a iniciar no vaping vai achar estes testemunhos altamento positivos e encorajadores.

Até peço aos moderadores para darem a este thread uma posição de destaque no fórum.Assim quem entra pela primeira vez vê aquilo que precisa - " Comprar o  primeiro Kit" - "Saúde" - "Testemunhos".

O meu testemunho é simples, fumava (este tempo do verbo sabe-me tão bem) há 22 anos.Há 22 anos que não sentia cheiros, acordava rouco, com tosse, cansava-me a correr,andava com tiques nervosos (inclusive uma tosse irritativa), mais ansioso e quando ia a jantaradas, no dia a seguir era mais ressaca de cigarro do que de álcool.

Agora, sinto-me bem passados 2 meses sem fumar e o que mais me impressiona é que não sinto falta dos malditos cigarros porque o meu Twist satisfaz-me.Não não sou a outra loira tarada do Sexo e a Cidade..O Twist satisfaz-me com a nicotina que ainda vaporizo (a 18mg porque fumava um maço de cigarros) e com o prazer de o ter na mão.

Obrigado Freewillie por me teres dado esta hipótese de ter conhecido este mundo e porque não..agradeço-te por me teres salvo a vida.

Para os outros recém vaporizadores VAPE ON!

Miguel L.
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Coiso em 2013.09.11 | 15:54:35
xiii o meu comentário aqui, ainda andava a e-health... era vaper na altura fazia 2 ou 3 dias, e ainda faltavam 2 para ligar o contador..
Ao fim de poucos dias tinha um kit mini decente com o qual andei durante 12 meses até as baterias morrerem de uso, e lá arranjei outro que já uso menos. Menos tempo depois arranjei uma ego e attys de drip para ter por casa, e posteriormente mods porque tive a oportunidade e felicidade de ser um caravelista beta, e o vamo é uma máquina de guerra que não poderia deixar de aproveitar a tal preço, ainda por cima quando namorava o funcionamento do feioso darwin fazia anos.

Continuo a vaporizar, com mais qualidade e menos nicotina, mas ainda só consegui baixar para metade andando agora a 12mg. ;)
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Sicrano em 2013.12.23 | 21:55:04
Estive a ler os comentários e desde já quero deixar um agradecimento ao autor, pela coragem, pelo português correto e pela eloquência.

Deixar vícios nefastos é sempre bom, correr ainda melhor, embora existam hábitos mais agradáveis...
Eu deixei os cigarros há pouco tempo (e o hash há 6 anos, quando nasceu a minha filha), pelo que não posso ainda dizer se é desta que abandono o vício.

De qualquer forma, o teu testemunho é encorajador, não digo que passe a correr 30 kms por semana, mas encoraja-me a baixar o teor de nicotina...

Eu nunca me senti mal com os cigarros, nunca senti falta de fôlego por fumar, nunca deixar de praticar ciclismo. Mudei porque me sentia culpado... Cada vez que fumava um cigarro, sentia-me mal, psicologicamente mal.

Com os e-cigs esse sentimento de culpa desapareceu... De facto, com isto, fumar voltou a ser um prazer... Até se pode vir a descobrir que isto é muito nefasto  para a saúde... Mas fumar faz parte de nós há milénios...

Costumo desconfiar de 2 tipos de pessoas: os que têm certezas e se acham senhores da razão e os que não têm vícios... Acho estranho e longe da natureza humana.


Se o desporto puder ser um "vício" melhor para ti, parabéns! Eu, infelizmente para mim, ainda vou vaporizar por algum tempo...

Um abraço e muito obrigado pelo teu testemunho. Bem hajas.
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: rhsantos em 2014.08.26 | 10:51:04
Não sei se te manténs sem fumar, mas se for o caso, muitos parabéns. Deviam levar este homem à televisão...  ;D
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: sabelo em 2014.10.19 | 00:39:19
Tenho 42 anos e fumo tabaco de combustão desde os 16 anos de idade.
Fumava uma media de 16 cigarros, dia, chegando por vezes a mais de 20.
A idade não perdoa e os malefícios do tabaco começaram a fazer-se sentir na minha pessoa.
Já me custava subir ao 3º andar, sempre pelas escadas, visto não ter elevador no prédio.
Ressonava que me fartava.
Tinha a famosa 'pieira' quando respirava.
Comecei a vaporizar desde o dia 6 de Outubro de 2014 e passado 3 dias, fui á papelaria onde costumava comprar o tabaco, e algo incrível aconteceu: senti o cheiro da papelaria, coisa que não sentia quando vivia com o tabaco.
Fui para a rua e senti o cheiro das pessoas que me rodeavam.
Passado 5 dias de ter começado a vaporizar, por falta de bateria no e-gigarro, fui fumar um cigarro dito 'normal'. Problema: dei duas 'passas', e literalmente ia morrendo, tossi, fiquei mal disposto, tonto, e com um gosto horrível na boca e roupa.
Nunca mais na vida vou tornar a fazer o mesmo.
Comecei com 18mg nicotina no vapor, já estou com 11mg e para o fim deste mês vou reduzir para 6.
Não ouço mais a minha esposa a reclamar que havia tabaco no chão (fumava de enrolar), já não reclama com o meu típico cheiro a cinzeiro, já durmo melhor e sobretudo subo as escadas sem me cansar.
Acho que expliquei alargadamente a minha curta mas boa experiência no cigarro electrónico.
Ainda não deixei de vaporizar.
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: smsc em 2014.10.19 | 02:30:25
Eu fumava 1 maço para 2 dias, comecei com um descartável ! Quase que me sentia satisfeito (1 mês). Por vezes fumava um analógico, pouco mas por vezes lá um, depois mudei para outro tanque, e deixei-os.Fiquei completamente satisfeito, estou agostar e espero assim continuar.
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Marco Lima em 2014.11.12 | 22:21:43
Parabéns por teres deixado de fumar  8) eu comecei a vaporizar como muitos para deixar de fumar e mais tarde de vaporizar,mas com o passar do tempo descobri este mundo da vaporização e vou continuar a vaporizar,sejam qual forem os resultados de estudos de uma coisa tenho a certeza faz-me menos mal do que os `Pauzinhos do diabo` isto porque conheço o meu corpo :D .
Obrigado pela partilha de informação
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: rabt em 2014.11.25 | 15:10:03
Parabens

deixei de fumar á 9 meses e comecei a vaporizar
agora nem penso fumar mais o proprio cheiro do cigarro me chateia
ainda tenho em casa o isqueiro o cinzeiro e meio volume de tabaco
sinto me orgulhoso por ter deixado esse maldito cigarro

vaporizar para mim é um gozo nao penso deixar tao cedo o vapor

abraco a todos 
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Aruk em 2016.01.07 | 11:26:05
Desculpem estar a pegar na pá, mas tenho que dizer um MUITO OBRIGADO ao OP por escrever este testemunho! Revejo-me um pouco no que escreveste e o facto de teres conseguido largar o vício com a minha idade (atualmente tenho 26) encoraja-me bastante!

De momento ainda estou a largar os analógicos, mas já encomendei o meu primeiro kit (são cigalikes, sim, haters gonna hate, eu sou pessoa de me contentar com pouco ;D ). O que me atrai nos cigarros é precisamente o "buzz" que a nicotina dá; um pouco a componente social (embora goste bastante de fumar sozinha) e muito honestamente a produção de fumo! É algo cativante para mim. Por isso encomendei e-liquid com nico. Aos poucos quero diminuir a concentração a ver se possivelmente também termino de vez com o vício dessa substância maravilhosamente reconfortante.

Again, um muito obrigado, e espero poder fazer um testemunho semelhante dentro de uns tempos! ;D
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Taniamts em 2016.02.12 | 12:29:50
Parabéns!!
Grande testemunho, muito apreciado aqui pelas minhas bandas...Comecei a vaporizar há pouco tempo, e fumei analógicos durante 18 anos, 20 cigarros/dia.
Ainda recorro aos cigarros com o café, de manhã e à tarde, não os consegui abolir e nem me custa fumá-los...falta-me essa parte do caminho, que espero conseguir alcançar em breve.
Penso que tenho uma vantagem em relação a muita gente, estou literalmente rodeada de gente que não fuma, nem vaporiza...o que ajuda!
E confere, um vicio é sempre um vicio...não se distinguem por saudáveis ou não-saudáveis. Tudo o que fazemos por impulso via vicio é mau e ponto. Espero ter a mesma coragem e força de vontade que demonstraste e talvez experimentando outros sabores, misturas consiga por de lado aqueles sacanas fedorentos  que ainda me sabem bem! :)
Um bem aja a toda a  comunidade!
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: Modafoca em 2016.05.22 | 23:33:30
Parabéns pelas duas vitórias!

E concordo inteiramente com o teu testemunho ser Sticky no Fórum!

Aos que estão a começar a deixar o cigarro normal,não stressem!Se apetecer fumar um cigarro fumem,vale mais ceder por um cigarro que lutar e voltar atrás!

Abraço
Título: Re: Testemunho - Deixei de fumar e vaporizar
Enviado por: raposo em 2017.04.11 | 16:42:51
depois de ter deixado o tabaco (3 ANOS)e ter-me iniciado no vaping ao mesmo tempo eis  que posso anunciar que  POR CAUSA DESTE FORUM deixei por completo o vaping.


sem drogas,sem stress e com alguma dose de força estou em perfeitas condições psicológicas para dizer que Deixei de fumar com o vaping a ter o papel de destaque neste acontecimento