2017.09.20 | 01:24:48

Autor Tópico: Novas restrições já este mês?  (Lida 2893 vezes)

teckmedia

• Vaper Assumido
  • Vapor: 4
Re: Novas restrições já este mês?
« Responder #45 em: 2017.07.15 | 19:55:17 »
Não sei se sabem mas parece que esta pode ser a machadada final para muitos ..

Basicamente passa a ser proibildo a venda online em Espanha isto claro se a proposta avançar.

Por outro lado boas noticias para as lojas PT

https://www.youtube.com/watch?v=ix_LFVxpS4Q

Nutopia

• Vaper Assumido
  • Vapor: 7
« Responder #46 em: 2017.07.15 | 21:18:46 »
Muito emocionante, todos os testemunhos.
Como é possível todo este "lobby tabágico sem sentido" não parar de uma vez?!!

Assinei a petição.

Obrigada, pela partilha.
Joining the fight!
ABillionLives.com

teckmedia

• Vaper Assumido
« Responder #47 em: 2017.07.15 | 22:47:12 »

Assinei a petição.

Obrigada, pela partilha.

Infelizmente é esta a realidade mas acredito que em Espanha não seja como PT lá há uma grande comunidade centenas de lojas e grupos económicos ligados ao vaping e com isso muitos milhões de euros  essa lei não avança sem muita luta.

O problema está nos impostos (menos fumadores menos impostos)e nos lobbies das tabaqueiras e das farmaceuticas.

O unico ponto positivo para mim é que os vapers nacionais quase que obrigatoriamente passam a ter de ir às lojas nacionais  e há  lojas que bem precisam de clientes..
« Última modificação: 2017.07.15 | 22:49:29 por teckmedia »

pedro45

• Vaper Assumido
  • Vapor: 6
« Responder #48 em: 2017.07.15 | 23:04:26 »

Assinei a petição.

Obrigada, pela partilha.

Desconheço a realidade dos nossos vizinhos, mas em Portugal estamos a falar de 1500 milhões de euros em impostos sobre o tabaco, valor apenas superado pelas receitas do IVA e do ISP

RMPS

• Vaper Iniciante
  • **
  • Vapor: 0
« Responder #49 em: 2017.07.16 | 03:35:16 »
A questão dos impostos é uma falsa questão ate porque a despesa que o estado tem com as doenças com origem no tabaco supera largamente a receita dos impostos. Na pratica se todos deixassem de fumar o grande beneficiário seria o estado.

Ja o mesmo nao se pode dizer em relação a tabaqueiras farmacêuticas etc etc

AmazingVape

• Máquina de Vapor
  • Vapor: 73
  • Eu não sou o outro. Sou eu mesmo.
    • Amazing Vape
« Responder #50 em: 2017.07.16 | 09:07:00 »
As receitas com produtos do tabaco são o segundo maior itém do PIB nacional. De algum modo, custa-me a crer que as despesas médicas com doenças efetivamente relacionadas com o consumo de tabaco superem essa receita.
Um site sobre a história e factos do vaping (mas acho que não vai ser nunca! :)): www.amazingvape.weebly.com

RMPS

• Vaper Iniciante
  • **
« Responder #51 em: 2017.07.16 | 11:22:17 »
A Catolica fez um estudo sobre isso em 2007. Superava em 500 milhoes do lado da despesa e nao se contabilizava por ex o prejuizo q o absentismos trazia para a economia.

Alias basta pensarmos no "ataque legislativo" que se fez nos ultimos anos cotnra os fumadores para que se perceba que o estado nao tem nenhum interesse na sua existencia.

Se ha uma coisa que temos que elogiar o estado é que tem feito muito para tentar diminuir o numero de fumadores :)

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #52 em: 2017.07.16 | 16:26:41 »
E qual é a validade real desse estudo da Católica?

E se o tabaco é assim tão prejudicial não só para a saúde pública como ainda para as finanças públicas, porque é que continua a ser permitido com a liberdade que os lobbies de saúde do tempo permitem (aliás, com muitíssimo mais)? E não só porque continua a ser permitido, mas também por que razão se fez uma campanha de desinformação difícil de igualar relativamente ao vaping?

Eu, certa vez, almocei a sós com um professor importante da Católica cujo discurso (um bocado chato) consistia principalmente na defesa do Salazar e uma certa desculpabilização de todos os regimes fascistas. Mas pronto, é apenas um detalhe que não deve ter nada a ver com o caso...

Afinal tem! A Católica, composta por pessoas, não está imune a influências e a sua palavra não é a palavra de Deus (apesar do nome)!
Um site sobre a história e factos do vaping (mas acho que não vai ser nunca! :)): www.amazingvape.weebly.com

RMPS

• Vaper Iniciante
  • **
« Responder #53 em: 2017.07.16 | 17:51:53 »
A validade é a que cada um lhe quiser dar. Nao deixa no entanto de ser um estudo feito sobre isso, alias o único que conheço feito em Portugal.

Se reparares o cerco ao tabagismo é cada vez maior e isto é um facto, o que por si mostra uma contradição na tese da receita.

Também é um facto que creio que nao merecera grande contestação a excelência academica e de investigação dessa universidade.

Quanto à campanha contra o vaping é essencialmente fruto de ignorançia sobre o tema e ai sim creio que haverá uma grande responsabilidade de alguns lobby

Agora cada um poderá acreditar no que quiser, tenho um tio meu que acredita que a terra é plana :)

Quanto à referencia a regimes fascistas e a Salazar nao percebi o que tem isso a ver com o que eu disse
« Última modificação: 2017.07.16 | 17:54:17 por RMPS »

pedro45

• Vaper Assumido
« Responder #54 em: 2017.07.16 | 18:25:18 »
Caro RMPS,

Nem tenho nenhum estudo mas é para mim intuitivo que os impostos sobre o tabaco superam largamente as despesas das doenças provocadas pelo tabaco. Os avisos nos maços e a proibição de fumar em inúmeros sítios é "show off", o mesmo tipo de "show off" que aconselha as pessoas a usar transportes públicos: Se ninguém tivesse transporte próprio era um rombo monumental nas contas públicas (ISP, IVA, IUC, etc), o mesmo tipo de "show off" quando se aplica a "fat tax" e por aí fora. 

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #55 em: 2017.07.16 | 19:48:09 »
Caro RMPS,

Nem tenho nenhum estudo mas é para mim intuitivo que os impostos sobre o tabaco superam largamente as despesas das doenças provocadas pelo tabaco. Os avisos nos maços e a proibição de fumar em inúmeros sítios é "show off", o mesmo tipo de "show off" que aconselha as pessoas a usar transportes públicos: Se ninguém tivesse transporte próprio era um rombo monumental nas contas públicas (ISP, IVA, IUC, etc), o mesmo tipo de "show off" quando se aplica a "fat tax" e por aí fora.

Ditto.

Caro RMPS,

cada um acredita no que quiser. Eu, por exemplo, andei numa universidade pública e acho que é lá que os melhores alunos vão desembocar. Quem tem dinheiro para sustentar os pançudos da Católica, vai para a Católica e jura que é a melhor do mundo. A realidade somos nós que a fazemos. No entanto, julgo bem crer que os produtos do tabaco estão em segundo lugar na contribuição para o nosso PIB e que isso ultrapassa largamente as despesas realizadas com os poucos desgraçados que comprovadamente sofreram de doenças indubitavelmente atribuíveis ao tabaco.
Que o tabaco contém diversas susbtâncias carcinogénicas, que é um tóxico, todos sabemos, claro, mesmo se optamos por assobiar para o lado face a todas as outras que, em muito maior número, fazem parte do nosso dia-a-dia.

teckmedia

• Vaper Assumido
« Responder #56 em: 2017.07.16 | 21:03:00 »
Por acaso a receita sobre o IT Imposto sobre o tabaco desceu cerca de 20% de acordo com os Media por outro lado as apreensões de tabaco ilegal aumentou praticamente todas as semnas há uma nova apreensão significativa fora as outras que não chegam aos Media..

Duvido muito que a receita fiscal não ultrapasse as custos associados para o SNS..

pedro45

• Vaper Assumido
« Responder #57 em: 2017.07.16 | 22:23:56 »
Teckmedia.

Uma analogia: Um dado banco da nossa praça tem um pacote fabuloso: Por "x" euros tens cheques, transferências, cartões, seguros tudo "à borla" e nem pagas comissões de manutenção e até te dão crédito, garanto-te que o banco factura uma pipa de massa com o referido pacote

Pericles

• Interessado
  • *
« Responder #58 em: 2017.07.16 | 22:27:53 »
Já tinha colocado isto noutro post mas no que diz respeito a ganhar dinheiro com o 'tabaco' temos os impostos para o estado e por outro lado,  no que diz respeito a custos e quem beneficia com o tabaco,  existem vários pontos de vista mas há sempre alguém a ganhar menos o fumador e obviamente o vapeador.
Os custos sociais e económicos a longo prazo pouco dizem aos políticos pois não se refletem nos seus ciclos eleitorais.
O que os estado gasta em saúde alguém ganha. Aí entra o lobi farmacêutico com médicos e políticos na algibeira que encaixa nos tratamentos à custa do doente e das comparticipações do estado. Será que se tem a noção de quanto ganham as farmacêuticas com tratamentos de cardiologia, pneumologia e oncologia derivados direta e indiretamente do tabaco e ainda  os lucros com medicamentos e nicotina das 'terapias' de cessação tabágica?
Que se lixe o absentismo do Zé que vai ao privado fazer tacs, que tem de andar amarrado a uma botija de oxigénio ou fazer quimioterapia isso é pago e alguém ganha.
« Última modificação: 2017.07.16 | 22:30:17 por Pericles »

pedro45

• Vaper Assumido
« Responder #59 em: 2017.07.16 | 22:39:31 »
Péricles,

100% de acordo