2019.05.26 | 02:57:05

Autor Tópico: Acerca da Nicotina (By ShakeS)  (Lida 7182 vezes)

valtergomes

• Máquina de Vapor
  • Vapor: 36
  • Galileo #156!
    • OHMYVAPE.COM
Acerca da Nicotina (By ShakeS)
« em: 2011.10.11 | 12:50:56 »
Pequena informação, acerca da nicotina e a sua utilização no DIY (Do It Yourself - Faça você mesmo / E-Liquid Caseiro)

Visto que ultimamente anda aparecendo muita malta nova por aqui no ptVapers e por já ter presenciado conversas e posts um tanto quanto errrrrrr absurdos  ::) gostaria de deixar aqui um pequeno aviso á malta nova que está iniciando-se no mundo do vaping, principalmente na parte do DIY - Do It Yourself.

Digníssimos noobs  ;) Como vcs, eu e toda a malta que por aqui anda já fomos grandes noobs tb nisto portanto nada de sentirem-se ofendidos com este post pff  :-*

Fazer os próprios líquidos realmente é um espectáculo, além da economia off course, o dizer que fomos nós que o fizemos, ao nosso jeito, gosto, uma criação nossa. Criar aquele sabor especial...

MAS

Uma das coisas que vcs irão misturar é a nossa velha "amiga" Nicotina, a dita cuja que fez todos nós fumarmos todos estes anos e que com o vaping world tornou-se digamos uma "amiga mais próxima", deixou de ser tão assustadora.... Mas isso my friends, é o maior de todos os erros, neste belíssimo mundo do vapor a Nicotina tornou-se muito mais perigosa do que nos analógicos (cigarros) pq agora qualquer um a usa como quer e bem entende, sem qualquer mínimo de preocupação e/ou responsabilidade.

Cada vez que vcs manuseiam o líquido e ele entra em contacto com vossa pele, vosso organismo absorve a nicotina, não, não adianta limpar, lavar as mãos, assim que toca imediatamente é absorvida parte da nicotina, portanto por favor tenham mais cuidado RESPEITO qdo manuseiam os vossos juices.

MAS

O q realmente me fez criar este post foi exactamente ver a malta cada vez mais preocupada com os €€€ fazendo com que procurassem líquidos com a maior percentagem de nicotina ao menor preço para poderem assim fazer muito mais juice para vaporizarem...

Alguma coisa errada nisso? Claro que não, excepto, que devido a essa procura cada vez encontrasse mais sites vendendo nicotina em percentagens superiores a 60mg (6%), chegando mesmo a encontrar á venda percentagens de 100mg (10%)....

Meus Amigos: Basta apenas algumas gotas em contacto com a pele de Nicotina a 100mg (10%), ou até mesmo o simples acto de cheirá-la por um período mais longo para vcs irem vaporizar para junto de São Pedro!

NÃO COMPREM NICOTINA ACIMA DE 60mg (6%), e se forem iniciantes neste novo mundo NÃO COMPREM ACIMA DE 36mg (3,6%), o melhor mesmo seria nem passarem dos 24mg (2,4%) mas...

Sim, eu sei q são muito bons no que fazem, e isto pra vcs é piece of cake, só acontece aos outros e tal... Meus amigos, isto é Nicotina, é considerada tóxica, um veneno, por algum motivo, não é apenas para assustar criancinhas...

E aqueles q acham q se fosse tão perigosa assim não era tão fácil comprá-la enganam-se, isto anda fácil comprar pq como todo "novo produto" ainda não está devidamente regulamentado mas wait and see  ;)

Agora, como em todos os fóruns... muitos que não me conhecem vão pensar: mas este gajo lá sabe do q está falando, tá registado aqui faz meia dúzia de dias, noob do caraças....

Eu apenas mudei meu username (shakespowa) já por aqui ando faz um bom tempinho (usuário registado de número 147  ;D) desde o início do ano. Na sou nenhum expert nem nada disso, quero apenas partilhar com vcs uma coisa que sei que muitos andam fazendo sem saberem realmente as consequências.

Juízo malta e boas vaporadas

Podem seguir o resto da discussão acerca deste assunto, aqui.

E mais uma vez, antes de se aventurarem, muita atenção no nível de nicotina em que estão a trabalhar!

luispt

• Vaper Iniciante
  • **
  • Vapor: 7
Re: Acerca da Nicotina (By ShakeS)
« Responder #1 em: 2016.02.20 | 17:31:08 »
Aconselho a leitura deste post de um blog Espanhol cuja autora é uma Doutorada em biologia celular e genética, ex-fumadora e actualmente activista internacional do vapor, onde se encontra informação científica sobre a nicotina:
http://vaporyciencia.com/nicotina-infartos-y-cancer/

AmazingVape

• Máquina de Vapor
  • Vapor: 78
  • Eu não sou o outro. Sou eu mesmo.
    • Amazing Vape
« Responder #2 em: 2016.02.20 | 18:01:45 »
Bom artigo, obrigado pela partilha.

O post um pouco alarmista do ShakeS data de 2011. Claro que se deve lidar com a nicotina com algum cuidado, mas calma...
Um site sobre a história e factos do vaping (mas acho que não vai ser nunca! :)): www.amazingvape.weebly.com

Inferiem

• Vaper Veterano
  • Vapor: 8
« Responder #3 em: 2016.02.20 | 18:43:10 »
Bom artigo luispt! Obrigado pela partilha

luispt

• Vaper Iniciante
  • **
  • Vapor: 7
« Responder #4 em: 2016.02.20 | 19:18:31 »
O que é dito acima sobre a nicotina ser tóxica é inteiramente verdade, não queiram apanhar uma intoxicação por nicotina e caso aconteça dirijam-se ao hospital.

Uma intoxicação destas pode acontecer ao manusear nicotina concentrada durante a produção de líquidos, basta entrar em contacto com a pele (é facilíssimo sujar as mãos).

Da mesma maneira que o abuso do alcool intoxica, também é possível através do abuso do vapor (vapear prolongadamente sem parar) ficar intoxicado com nicotina, os sintomas serão os normais, enjôo forte, dores de cabeça, tonturas e o ritmo cardíaco acelerado, especialmente aqueles cujo organismo não está habituado à nicotina e claro com a diferença de que enquanto para alguns uma bebedeira pode ser divertido, uma intoxicação por nicotina é horrível.

De qualquer forma é preciso deixar bem claro que os níveis de concentração de nicotina vulgarmente utilizados nos líquidos à venda são totalmente tolerados pelo organismo, não chegam para matar ninguém nem provocar danos permanentes caso haja uma utilização indevida.

Já agora uma outra curiosidade e julgo não estar a cometer nenhum erro aqui, a nicotina é o componente mais toxico nos e-liquidos, mas nos cigarros normais há vários componentes cuja toxicidade suplanta em muito a nicotina.
« Última modificação: 2016.02.20 | 19:31:14 por luispt »

AmazingVape

• Máquina de Vapor
  • Vapor: 78
  • Eu não sou o outro. Sou eu mesmo.
    • Amazing Vape
« Responder #5 em: 2016.02.20 | 19:49:18 »
Não estás a cometer nenhum erro.

Numa base a 100 mg (mesmo a 100 mg), a concentração de nicotina é de 10%.E numa base de 72 mg, 7,2%. Nas bases aconselhadas, em 2011, pelo ShakeS, as concentrações seriam apenas de 6% e 3,6%. Tenhamos ainda em conta que havia muita gente que começava a vaporizar nos 36 mg - ou seja, 36 mg no líquido vaporizável. Para mim, isso sempre foi uma enormidade, mas para muita gente não.

Claro que, com o mundo atual do sub-ohming e dos direct lung hits, a absorção da nicotina tornou-se muito mais fácil e rápida.

Eu, apesar de reconhecer mesmo todas as virtualidades do dripping em termos de sabor (porque as grandes nuvens, francamente, passam-me ao lado; até podem ser incomodativas para quem estiver à nossa beira), sou da muito velha escola e limito-me a vaporizar com Boges (2.0 ou 2.8 ohms a 6.5 w)) ou com BVCs (1.8 ohms a 11 w). Assim sendo, posso ficar horas a tirar vapores intervalados frente ao computador com líquidos a 10/12 mg sem pingo de excesso de nicotina.
Assim, tudo depende da forma como se vaporiza. Mas, para além de alguém ficar com uma moca ocasional, nunca ouvi, com toda a sinceridade, falar em ninguém que tenha apanhado uma overdose de nicotina.

Claro que é aconselhável usar luvas e óculos ao misturar. Mas confesso que só o faço às vezes. Nunca me caiu nenhuma base nas mãos e, se cair, enxaguo logo abundantemente com água e sou capaz de jurar que não fico com nenhuma overdose. Quanto a dar uma snifadela no frasco, bom, também nunca me deu nenhum tipo de efeitos secundários. Deus seja louvado. :)
Um site sobre a história e factos do vaping (mas acho que não vai ser nunca! :)): www.amazingvape.weebly.com

Dacy

• Vaper
  • Vapor: 4
« Responder #6 em: 2016.03.01 | 17:15:23 »
Há anos que compro a minha Nicotina em Chipre (100ml PG com 100MG Nic), infelizmente a base vêm em garrafa de plástico, o que eu destesto, só uso vidro em TUDO.

Eu quando recebo o material despejo o respectivo conteúdo numa garrafa de vidro de 100ml cor Ambar com conta gotas, o que facilita imenso pois quando precisar de fazer líquidos só tenho contar as respectivas gotas para a dosagem de Nicotina que eu pretendo, e assim evito usar seringas e derivados, evito também possíveis derrames e evito também abrir ou deixar a garrafa aberta desnecessariamente a fim de evitar a sua oxidação.

Contudo isso apenas para relatar que uma vez ao tentar despejar o respectivo conteúdo de uma garrafa para a outra (isso antes de aprender com a situação e comprar um mini funil para o efeito) uma vez descuidei-me e entornei uma quantidade considerável da respectiva Nicotina sobre a mão, não entrei em stress, acabei de fazer o que estava a fazer, fechei a garrafa, limpei-a com papel absorvente e só depois lavei as mão em agua corrente com sabão, resumindo, estou aqui ainda para contar a historia, não tive qualquer indisposição etc...

Obviamente não vão beber a Nicotina, esfregar nos olhos ou situações do género, mas também não é preciso DRAMATIZAR IMENSO com o uso da Nicotina.
« Última modificação: 2016.03.01 | 17:17:32 por Dacy »
Sempre a experimentar algo novo...

kasparovitscsh

• Vaper Veterano
  • Vapor: 13
  • Tenho saudades é do alcatrão.
« Responder #7 em: 2017.06.12 | 00:41:26 »
LuisPT, obrigado pelo link do blog espanhol, que já está nos meus bookmarks.

Quanto à toxicidade da nicotina, é de evitar a todo o custo, evidentemente.

No entanto, convém ter presente que as alegações "oficiais" de toxicidade, 1mg/Kg de peso, devem ser revistas, pois ainda há pouco tempo uma criança ingeriu acidentalmente 700mg de nicotina nos EUA e não lhe aconteceu nada e está descrito um caso de um indivíduo que ingeriu 6gr com intenção suicida, mas foi pouco, pois também ficou cá para contar a história. Há um grande número de casos de intoxicação (acidental, penso eu, não referem a via) na Europa, relatados pela Comissão Europeia, mas não referem uma única morte.

Mais interessante, talvez, sejam as alegações "oficiais" de que a nicotina é mais tóxica por via cutânea do que ingerida. Talvez seja um bocado para assustar, pois de longe os acidentes mais comuns com a nicotina são cutâneos, precisamente.

« Última modificação: 2017.06.12 | 00:48:00 por kasparovitscsh »