2019.03.24 | 18:06:47

Autor Tópico: Publicada a nova lei do tabaco  (Lida 29355 vezes)

migurocha

• Vaper Iniciante
  • **
  • Vapor: 2
Re: Publicada a nova lei do tabaco
« Responder #30 em: 2015.08.28 | 20:48:54 »
Em Espanah as Farmacias ja têm o que querem. Em Portugal vai se passar o mesmo... sera?
Cumprimentos

CmC

• Vaper
  • Vapor: 3
« Responder #31 em: 2015.08.28 | 21:05:47 »
Em Espanah as Farmacias ja têm o que querem. Em Portugal vai se passar o mesmo... sera?
Cumprimentos

Claro que se irá passar o mesmo, não vão deixar de perder uma grande oportunidade de ganhar umas massas valentes. Claro que o e.cig da farmacia vai.te dar mais vontade de voltar para os analogicos devido a valente merda que vão ser.

All That Jazz

• Vaper Assumido
  • Vapor: 4
  • Vulcão VAPA-VAPA
« Responder #32 em: 2015.08.28 | 21:47:49 »
confesso que na solidão deste sítio mais ingenuidade de principiante , no meu início estava convencido que as farmácias eram o meio natural do material e líquidos . mas só tinha ainda visto um inglês usar aquilo á minha frente , 3 passas , carinha satisfeita , uma nuvem do caraças , e nenhum cheiro . . . e eu pensei " Espera aí ! Eu tenho uso para uma coisa destas . . . " .
Que farmácias são um sítio lógico são (+ 1 maneira de cortar tabaco , jogando com níveis de nicotina) .
mas a lei da menor necessidade  . . . mmmm . . . só descartáveis e outros "negócios da china"

desculpem-me por uma sub-questão ao tópico , que já vi aqui algures mencionada , mas só para confirmar (caso este apocalipse vá para a frente na pior dimensão possível) :
-dá para congelar os e-líquidos o tempo que quiser certo ? qualquer um ?
Já feitos tipo Halo e/ou ingredientes separados - PG , VG (já com 15% água destilada) , AG e nicotina - no meu caso o titanium 72% da tottally wicked , mas estou aberto a ouvir alternativas) . E se calhar serão melhor usar usar frasquinhos de 10 ml para congelar não ? (menos tempo de validade depois no exterior ) . pergunto eu , não sei .
" V =  E Z 2 " ( Vapor = Explosão Zen ao quadrado) . . . All That Einstein

Leandro Tuche

• Interessado
  • *
  • Vapor: 0
« Responder #33 em: 2015.08.29 | 02:19:20 »
O que é normalmente dito nos fóruns é que os aromas estragam-se no frigorífico. O pg e o vg não congelam e portanto não impedirão esse processo.
Podes tentar fazer como eu, guardar nicotina no congelador em garrafas escuras e com uma tampa policone, (acho que é a que isola melhor) num plástico que não se degrada e que infelizmente só arranjei mandando vir dos EUA, com o mínimo de oxigénio possível (eu deixei entornar quando fechava, por falta de espaço...), e esperar que o PG, VG e aromas continuem a estar disponíveis, pois já existiam antes dos cigarros electrónicos.
A informação oficial é que a nicotina estraga-se mesmo guardada como mencionei, mas existem relatos de um químico no ECF (electronic cigarette forum) de testes a nicotina guardada assim durante uns 6 anos e sem alterações. (agora já vai mais tempo, é pesquisar, o gajo chama-se Kurt)

AmazingVape

• Máquina de Vapor
  • Vapor: 78
  • Eu não sou o outro. Sou eu mesmo.
    • Amazing Vape
« Responder #34 em: 2015.08.29 | 10:19:03 »
Quando esta treta foi anunciada nos jornais, escrevi ao Tribunal Constitucional. Recebi prontamente uma resposta completa, com diferentes links explicativos, e a sensação de que, apesar de compreendida a situação, não cabia ao TC agir relativamente a leis ainda não publicadas, o que é verdade.
Depois, tudo pareceu acalmar e não se falou mais na treta.

Tudo isto será absolutamente constitucional e não chocará com absolutamente nada?

Terei que ser eu (na minha ingenuidade, que me leva a agir em vez de partir do princípio que nada vale a pena, mesmo se a alma não for pequena) a escrever outra vez para o TC ou não seria interessante que houvesse mais gente a levantar a questão, independentemente do resultado final? É que cada país tem os salazares que merece e eu espero que esta conclusão não seja alargada a todos os vapers portugueses. Se ninguém se mexe, nada acontece. Ou só nos mexemos pelos gajos de Timor, nos confins do mundo conhecido, ou pelo Euro 2004?

Sim, independentemente do resultado, isto é um desafio para que haja questões colocadas ao TC, considerado, aliás, uma "força de bloqueio" etc. pelo poder. Melhor que ficar parado a dizer que são todos bandidos ou coisa que o valha.
Um site sobre a história e factos do vaping (mas acho que não vai ser nunca! :)): www.amazingvape.weebly.com

farrusco

• Vaper
  • Vapor: 11
« Responder #35 em: 2015.08.29 | 13:56:02 »
Quando esta treta foi anunciada nos jornais, escrevi ao Tribunal Constitucional. Recebi prontamente uma resposta completa, com diferentes links explicativos, e a sensação de que, apesar de compreendida a situação, não cabia ao TC agir relativamente a leis ainda não publicadas, o que é verdade.
Depois, tudo pareceu acalmar e não se falou mais na treta.

Tudo isto será absolutamente constitucional e não chocará com absolutamente nada?

Terei que ser eu (na minha ingenuidade, que me leva a agir em vez de partir do princípio que nada vale a pena, mesmo se a alma não for pequena) a escrever outra vez para o TC ou não seria interessante que houvesse mais gente a levantar a questão, independentemente do resultado final? É que cada país tem os salazares que merece e eu espero que esta conclusão não seja alargada a todos os vapers portugueses. Se ninguém se mexe, nada acontece. Ou só nos mexemos pelos gajos de Timor, nos confins do mundo conhecido, ou pelo Euro 2004?

Sim, independentemente do resultado, isto é um desafio para que haja questões colocadas ao TC, considerado, aliás, uma "força de bloqueio" etc. pelo poder. Melhor que ficar parado a dizer que são todos bandidos ou coisa que o valha.

Admiro a tua "pro actividade"...mas já sabes como o sistema funciona.
o TC mais não pode do que responder de uma forma politicamente correcta a dizer que nada pode fazer...e é verdade.
Eles só podem actuar depois da lei publicada...e isso implica um balúrdio de dinheiro entre formalismos...advogados etc.
Há as providências cautelares que se apresentam em tribunais abaixo do TC...mas também custam muito dinheiro.
Ora se as lojas não se mexem...como pode um consumidor lutar contra o sistema sozinho?
Estas coisas custam rios de dinheiro >:(

Mas atenção...estou completamente solidário com a tua indignação.

Abraço ;)!

Mcruin

• Vaper Veterano
  • Vapor: 25
« Responder #36 em: 2015.08.29 | 13:59:46 »
Vá lá que pelo menos respondem ainda que seja de forma genérica e sem dizer muito

All That Jazz

• Vaper Assumido
  • Vapor: 4
  • Vulcão VAPA-VAPA
« Responder #37 em: 2015.08.29 | 14:12:16 »
Eu assino seja o que for de quem tenha experiência destas coisas .
Ou junto em pessoa a quem queira entrar parlamento adentro , MOD na mão sem cartazes nem palavras de ordem e lá dentro pedir explicações aos deputados , um-a-um . . .
" V =  E Z 2 " ( Vapor = Explosão Zen ao quadrado) . . . All That Einstein

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #38 em: 2015.08.29 | 14:50:32 »
Vá lá que pelo menos respondem ainda que seja de forma genérica e sem dizer muito

A resposta do gabinete do Portas foi assim, certo - o que tem de "positivo" é que mais nenhum gabinete responde a coisa nenhuma, mais valia fecharem o portal.
O TC, não. A resposta do TC foi pronta e completa, cheia de indicações sobre procedimentos etc. (em links). Não foi uma resposta automática. Só não a vou transcrever aqui neste momento porque, endim... não sei se devo, ainda que não seja top secret.
Mas se a lei já foi publicada, em 28/8, não passa a ser da competência do TC? Pelo menos, desde que contenha o que quer que seja que possa ser considerado inconstitucional? Neste momento, o que mais precisávamos aqui, era de um advogado experiente... De resto, a atitude geral é que não dá, por isto ou por aquilo, os portugueses "estamos" todos bem domesticados.
Um site sobre a história e factos do vaping (mas acho que não vai ser nunca! :)): www.amazingvape.weebly.com

Mcruin

• Vaper Veterano
  • Vapor: 25
« Responder #39 em: 2015.08.29 | 14:56:02 »
Provavelmente só passa a ser competência do TC se alguém denunciar as inconstitucionalidades dessa lei. Faltava mesmo a opinião de um advogado.
No entanto se for realmente inconstitucional o mais normal era que as lojas se juntassem para colocar uma denúncia. Eu pela minha parte já assinei todas as petições que haviam para assinar, e tu até foste mais além contactando diretamente com ministério e TC, mas dificilmente teremos o poder de pressionar que possa ter uma associação de lojas ou de vapers que represente um numero importante de pessoas

Turf

• Vaper Assumido
  • Vapor: 8
« Responder #40 em: 2015.08.29 | 14:58:33 »
Isso sim seria pro atividade ir à ar. Pode ser que o jorge queira ir contigo como é amigo do portas eheheh
Ó jorge já puseste uma vez essa teposta do tc e não foste preso. Que mal tem? Vivemos em democracia e não é nenhum crime partilhar informações de caráter público divulgada por pessoas que são pagas por todos nós.
E também estou com vocês nisso das lojas, se ganharam rios de dinheiro com isto que mexam as perninhas. E ganharam bem. Muito bem.

Ridler

• Vaper Veterano
  • Vapor: 44
« Responder #41 em: 2015.08.29 | 15:13:52 »
Uma norma só é inconstitucional depois de ter sido declarada como tal pelo TC, até lá pode é suscitar inconstitucionalidades.
Posso estar enganado, mas o comum cidadão não tem acesso directo ao TC, os grupos parlamentares podem pedir fiscalização de uma lei, a chamada fiscalização sucessiva que é depois da sua publicação, o PR pode pedir 2 fiscalizações, a progressiva que é feita antes de promulgar uma lei e a sucessiva que é depois da promulgação, se virem os 3 últimos orçamentos tiveram artigos inconstitucionais e foram promulgados, publicados e entraram em vigor, mas esses artigos vieram a ser declarados inconstitucionais devido à fiscalização sucessiva pedida pelo PR aquando da promulgação.
Um cidadão normal só acede ao TC em sede de recurso, por isso é necessário um processo antes num tribunal ordinário.

Tralha a mais para colocar aqui já.

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #42 em: 2015.08.29 | 15:19:54 »
Não sou amigo do Portas coisa nenhuma.  >:(

Bom... Já alguma vez publiquei essa resposta? Hmm, pode até ser que sim. Ok, sempre fica como informação, sem problemas (espero que não fique tudo desformatado, porque estou com pouca vontade de andar a juntar linhas e palavras):

"Exmo. Senhor Jorge Simões,

Acusamos a receção da mensagem de V. Exa., que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que o Tribunal Constitucional não é competente para dar parecer sobre a questão que coloca. A função atribuída ao Tribunal Constitucional é a de fiscalizar a constitucionalidade ou a legalidade das normas, apenas podendo fazê-lo no âmbito de processos que corram neste Tribunal.

A fiscalização da constitucionalidade de normas por este Tribunal pode ocorrer por uma das seguintes vias: fiscalização abstrata preventiva; fiscalização abstrata sucessiva; fiscalização concreta.

Estas formas de processo estão reguladas na Constituição da República Portuguesa (consultável aqui: http://www.tribunalconstitucional.pt/tc/crp.html#art277 – v. artigos 277.º e seguintes), bem como na Lei de Organização, Funcionamento e Processo do Tribunal Constitucional (lei que pode consultar em http://www.tribunalconstitucional.pt/tc/legislacao0101.html#art48 – v. artigos 51.º e seguintes).

O sítio do Tribunal Constitucional na internet disponibiliza informação acessível sobre as competências do Tribunal e as várias formas de processo (http://www.tribunalconstitucional.pt/tc/competencia003.html).

Ainda na página do Tribunal Constitucional na internet, poderá consultar a brochura “Tribunal Constitucional – 30 Anos – O que é, para que serve, como funciona”, disponível em  http://www.tribunalconstitucional.pt/tc/content/files/tc_ebook_30anos/index.html.

Naturalmente, a leitura desta síntese não substitui a consulta da legislação aplicável, visando apenas proporcionar aos cidadãos informação geral sobre as competências do Tribunal e o modo como são exercidas.

Com os melhores cumprimentos,

Assessoria de Imprensa e Relações Públicas"

Como veem, não se trata de uma resposta da treta. Quem a quiser consultar, obtém informação útil. E foi uma resposta de dia seguinte. Não confundamos as coisas.

Confesso que não andei a ler a conversa legal dos links, até porque não havia lei. Agora já há. Um advogado vaper daria efetivamente muito jeito. Pode ser que não seja necessária tanta coisa/dinheiro. Quanto aos nossos vendedores, são a imagem do país: cada um por si e nada vale a pena. Salazar, Salazar, que marca indelével deixaste... Até foste votado o maior português de sempre!

Turf

• Vaper Assumido
  • Vapor: 8
« Responder #43 em: 2015.08.29 | 22:24:38 »
Salazar? Ó jorge isto já vem de muuuuito antes. Essa faceta foi a que fez desmoronar o império dos descobrimentos.

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #44 em: 2015.08.29 | 22:31:51 »
Sim, estou a par. Mas não pretendi regredir no tempo a esse ponto.

Certa vez, li uma descrição dos portugueses feita por um mercador (sim, mercador e não exatamente pirata ou corsário) holandês desse tempo. Dizia ele que a malta tinha um criado para pentear, outro para lavar as mãos, outro para lavar os pés, outro para pentear as pestanas, etc. Algo assim, estás a ver onde essa atitude levou? Não é que não tenha entrado muita riqueza em Portugal...