2019.09.21 | 19:05:36

Autor Tópico: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid [F'art]  (Lida 50454 vezes)

Sokram

  • Vaper Assumido
  • ****
  • Mensagens: 308
  • Vapor: 1
Primeiro que tudo, um aviso.
A nicotina é um veneno. O E-liquid contém nicotina, a não ser que seja com nicotina 0, ou seja, 0 MG/ML.
A dose letal de nicotina para uma criança é de 10MG, e para um adulto, entre 40 a 60MG.
 
Portanto 10 gotas de 24 MG/ML podem matar uma criança.
20 gotas de 54 MG/ML podem matar um adulto.

Para terem uma referência, consultem um maço de tabaco. O valor indicado de nicotina é por cada cigarro.
Por exemplo, o Marlboro tem 0.8MG, o que significa que 20 cigarros correspondem a 16MG (0.8 * 20).
Neste caso, um frasco de 16 MG/ML, ou aproximado é o ideal. O consumo diário fixar-se-ia em 1 ML (Se for frasco de 5ML, 1/5 do frasco por dia)
 
Nota - 20 gotas são o equivalente a sensivelmente 1ML
MG/ML quer dizer a força da nicotina por cada ML de liquido, portanto 54 MG/ML quer dizer que tem 54MG por cada ML, sendo que se tiverem um frasco de 5ML, têm no frasco inteiro 270MG de nicotina (54MG X 5ML). Portanto, com quantidades altas de nicotina por ML, tenham cuidado.

 
Se tratarem o E-liquid com cuidado, não têm com que se preocupar. Mantenham os frascos de E-liquid num compartimento fechado e passem a pele por água de imediato se derramarem E-liquid sobre a mesma. (Visto que a pele absorve a nicotina de forma semelhante aos pensos de nicotina). Limpem o E-liquid derramado sobre superficies. Se ficarem om E-liquid na boca, devido a um cartridge demasiado cheio, etc, lavem a boca com água.
 
Quando vaporizam, a nicotina inalada é absorvida durante 24 horas.
Leiam os avisos que vêm com frascos de nicotina alta.
Se suspeitam que podem estar a sofrer de envenenamento por nicotina, consultem um médico imediatamente.
 
 
E-liquid – Os básicos
E-liquid ou Juice, é o componente básico de um e-cig. Produz vapor e pode conter nicotina.
 
O E-liquid pode vir em diversos niveis de nicotina e sabores, e habitualmente têm 4 ingredientes :
 
Nicotina
Água
Liquido Base - PG (Propilenoglicol) ou VG (Glicerina), ou mesmo PEG 400 (Polietilenoglicol)
Sabores
 
A maior parte dos fornecedores oferecem a possibilidade de escolha entre PG, VG ou PEG 400. PG é o mais comum. Algumas pessoas usam VG porque produz mais vapor, mas tem um gosto mais doce (se for mal feito estraga o sabor do liquido). PEG 400 é geralmente utilizado por pessoas que são alérgicas ao PG e não gostam do sabor doce do VG.
 
PG é Propilenoglicol e é um componente orgânico utilizado como aditivo alimentar (E1520) e como componente hidratante em soluções médicas orais e injectáveis, por exemplo.
 
VG é glicerina e é um componente orgânico e é utilizado como aditivo alimentar (E422), principalmente em adoçantes e para engrossar. É vulgarmente encontrado em xaropes para a tosse e pasta de dentes.
 
PEG 400 é Polietilenoglicol e é um componente de éter. Vulgarmente encontrado em pasta de dentes, elixir para a boca, gotas para os olhos e cremes para as mãos.
 
Os sabores nos E-liquids são normalmente baseados em sabores de comida. Alguns são criados especificamente para vaporizar.
Os sabores podem conter diversas substâncias que são demasiado numerosas para colocar aqui. Tentem encontrar um fornecedor que tenha uma lista dos ingredientes do sabor para poderem pesquisar na net.
 
Nota - Todos nós conhecemos acerca dos quimicos existentes no fumo do tabaco. Para evitar problemas similares a vaporizar, procurem por fornecedores com E-liquid de boa qualidade, baseado em ingredientes farmaceuticos.
 
Guardem o E-liquid num sitio escuro (Trancado de preferência). Refrigeração não é necessária. Alguns fornecedores facultam uma data de validade para os E-liquids, que normalmente anda á volta de 2 anos.
 
Equipamento essencial para criaro próprio E-liquid.
 
Frascos com tampa de segurança vazios, preferencialmente em tamanhos de 5ML, e alguns maiores.
Uma pipeta.
Papel Absorvente (Para absorver alguma bocado entornado).
Etiquetas ou canetas que escrevam nos frascos.
Uma superficie que seja facilmente limpa, para evitar danos.

 
 
Misturar o próprio E-liquid.
 
Criar E-liquid é um processo de erro e tentativa. Ao inicio, maioritariamente por erro.
Por favor leiam toda esta parte antes de iniciarem as misturas, pois encontrarão diversas dicas para evitarem os erros.
 
Com a prática, rapidamente torna-se numa habilidade secundária. Os sabores produzidos podem ser muito bons ou sair de uma forma inesperado. Por esta razão, o melhor é misturar pequenas quantidades, de cerca de 1 ou 2 ML (Tentem ter um livro de receitas, para verificarem o que sai bem e o que sai mal, para melhorarem a vossa técnica).
 
Tenham sempre uma etiqueta no frasco com o nome que derem ao liquido e força da nicotina. Se fizerem um liquido bom, tomem nota dos ingredientes e quantidades para usar posteriormente. Se gostarem de uma determinada mistura, podem repeti-la utilizando os ingredientes para fazerem uma quantidade maior (Cada ML equivale a cerca de 20 gotas, portanto, é so fazer contas e fazer uma quantidade maior com uma pipeta)
 
Existem diversas maneiras de criar o vosso próprio E-Liquid (Não vou traduzir os titulos porque não existe uma tradução directa e perceptivel) :
 
Straight blending
Cutting premixed
Cutting high strength flavoured
DIY flavouring
DIY mixing
Mini Mixing

 
Straight blending

Este método combina 2 ou mais sabores pré-feitos com a mesma força. Por exemplo -
18 MG/ML de chocolate, 18MG/ML cereja e 18 MG/ML de menta cria uma mistura destes 3 sabores com 18 MG/ML.
 
Método
 
Coloquem 7 gotas de cada sabor num frasco vazio. Agitem e vaporizem.
Se um dos sabores é demasiado forte, adicionem 3 ou mais gotas de cada um dos outros 2 sabores. Se um dos sabores não estiver a realçar, adicionem mais alguma gotas desse. Agitem e vaporizem de novo e vão ajustando o que for preciso.
Se não resultar, mais vale desistir, visto que não é uma boa mistura.
 
Nota - Se quiserem arriscar com uma maior quantidade, podem meter por exemplo 14 gotas de cada para gerar uma maior quantidade
 
 
Cutting premixed

Utilizando 2 ou mais sabores com força diferente, podem criar um novo sabor com força razoável. Por exemplo -
 
24 MG/ML Côco e 14 MG/ML misturados em quantidade iguais podem criar um sabor de uma barra de chocolate tropical com 18 MG/ML.
 
Método
 
 
Coloquem 10 gotas de cada sabor num frasco vazio. Agitem e vaporizem. Uma vez mais, os sabores podem ser ajustados ao adicionar mais gotas de um ou outro, mas esta operação afecta a força da mistura.
Os cálculos para um resultado preciso são complicados, especialmente se usarem mais de 2 sabores.
De forma simples e um cálculo muito por alto, a força dos liquidos é a média entre as quantidades utilizadas.
 
 
Cutting High strength flavours

O método mais poupado. Ao comprarem liquidos com nicotina mais alta que normalmente usam e a misturarem com liquido base de 0 MG/ML nicotina (PG, VG e/ou PEG400), podem reduzir o custo total do liquido. Por exemplo -
10 gotas de Melancia 36 MG/ML misturado com 10 gotas de PG (sem nicotina) e 10 gotas de VG (sem nicotina), produz cerca de 1.5ML de Melancia a 12MG/ML. (36 MG / 3 = 12 MG/ML)
Ao reduzirem a força do liquido também reduzem o sabor, visto que o liquido base não tem sabor.
Uma maneira de contornar isso é substituir 4 gotas de liquido base por 4 gotas de sabor (ou o numero de gotas que acharem necessário)
 
Método 1 - Diluir Sabor
 
Coloquem 10 gotas de 36 MG/ML, 10 gotas de VG (sem nic) e 10 gotas de PG (sem nic). (Ou 20 gotas de um deles, seja PG ou VG)
 
Nota - Um dos liquidos, seja o de nicotina ou o(s) sem nicotina são com sabor.
 
Método 2 - Sabor total
 
Coloquem 10 gotas de liquido com 36 MG/ML num frasco vazio. Adicionem 8 gotas VG e 8 gotas PG (ou 16 de um deles). Adicionem depois cerca de 8 gotas de liquido sem nicotina, com sabor. Se o sabor for fraco, metam mais umas 3 ou 4 gotas. Se for demasiado intenso, metam liquido base sem nicotina.
 
 
DIY flavouring

Outro método de fazerem uma redução de custos, é comprarem E-liquid com força semelhante ao que vaporizam e adicionar sabor.
 
Método
 
Coloquem 20 gotas de liquido com nicotina, sem sabor num frasco.
Adicionem algumas gotas (Umas 6 ou 7) de sabor. Agitem e vaporizem.
 
 
O resultado vai ser E-liquid com um pouco de força a menos que o liquido base com nicotina, portanto o liquido com nicotina deve ter entre 10 a 20% a mais que o pretendido. Por exemplo, um liquido de 24 MG/ML, aplicando a redução e dar o valor final, fica com cerca de 19 a 22 MG/ML.
 
 
DIY mixing

O método mais complicado, e com maior probabilidade de erro. Porém, é o método mais barato de produzir E-liquid.
Esta técnica normalmente envolve liquido com nicotina alta (acima de 36 MG/ML), mas também pode ser utilizado com um grau de nicotina mais baixo (eu por exemplo utilizo 24 MG/ML para criar liquidos entre os 8 e os 10 MG/ML).
Esta técnica utiliza os 4 ingredientes básicos do E-liquid. Por exemplo :

Liquido de tarte de maçã com creme com 18.9 MG/ML pode ser feito com 14 gotas de 54 MG/ML sem sabor, 18 gotas de liquido base (PG, VG, PEG 400 ou mistura dos 3), 4 gotas de sabor de tarte de maçã, 3 gotas de sabor de creme, e 1 gota de sabor de gema de ovo.
 
Método

Coloquem as 14 gotas do liquido sem sabor com 54 MG/ML num frasco vazio e adicionem as 18 gotas de liquido base. Adicionem depois as 8 gotas de sabor. Agitem e vaporizem. Se acharem o sabor muito fraco, metam mais gotas de sabores é vossa medida. Se estiver muito forte, coloquem mais gotas de liquido base e/ou liquido com nicotina. (Utilizem as fórmulas em baixo indicadas para calcularem a nicotina com estas adições e alterações).

Para manterem a força da nicotina no nivel pretendido torna-se dificil nesse aspecto, visto que se não sair bem á primeira, têm de fazer alterações, e com estas alterações o grau de nicotina varia. Porém, façam cálculos e planos antecipadamente antes de adicionarem qualquer liquido á mistura, para terem sempre tudo controlado.

Quando encontrarem uma mistura boa (Por exemplo 10 gotas de liquido com nicotina, 10 gotas de liquido base e umas 8 de sabor), escrevam-na para fazerem uma quantidade maior. (por exemplo para fazerem o triplo da quantidade ficaria 30 gotas de liquido com nicotina, 30 gotas de liquido base e 24 de sabor - E aqui já ficaria com cerca de 19 MG/ML)


Mini Mixing

Um método simples de misturar quantidades pequenas de E-liquid é usar um cartridge limpo. Utiliza-se sabores já com nicotina, pré-feitos (Ou utilizando as vossas misturas com os sabores , liquidos base e nicotina).
Aqui, convém ser com grau de nicotina final (Portanto se vaporizarem normalmente o equivalente a 14 MG/ML, utilizem os sabores com este grau, ou aproximado).

Combinação de 2 liquidos pré-feitos

Coloquem 5 gotas do sabor A no cartridge (Sem a esponja lá dentro) e adicionem 5 gotas do sabor B. Mexam com um palito e depois despejem o liquido no atomizador, ou coloquem a esponja cuidadosamente de volta ao cartridge para ensopar bem. Depois, retirem a esponja e virem-na ao contrário, para a parte ensopada ficar virada para o atomizador. (Utilizem alguma ferramenta para o fazerem para não deixarem o liquido entrar em contacto com a vossa pele). Se virem que a quantidade utilizada é reduzida utilizem mais, sempre á mesma escala de 1:1, ou se preferirem, outras. (por exemplo 3 de chocolate para 1 de menta faz uma espécie de After-Eight)

Combinação de 2 sabores

Coloquem 8 gotas de liquido com nicotina (com o que normalmente costumam vaporizar), sem sabor num cartridge vazio e limpo. Depois coloquem 1 ou 2 gotas de cada sabor (ou mais, se desejarem) por cima. Mexam com um palito e usem a mesma técnica como acima indicado, colocando dentro do atomizador ou colocando a esponja e virando.


Notas



* 20 gotas de uma pipeta ou de um frasco equivalem a +/- 1 ML (Fazendo a experiência, notei que não são bem 20 mas sim 24 gotas. Porém, podem tomar como consideração as 20 gotas = 1 ML, que serve perfeitamente para criar dosagens).

* Liquido sem sabor com nicotina alta normalmente tem mais de 36 MG/ML, portanto não se recomenda a vaporização directa, convém misturar com liquido base e /ou sabores para diluir para uma força menor.
Visto que tem um grau bastante elevado de nicotina, usem-no com precaução - Usem luvas, ou tenham sempre água ao lado para lavar a pele caso vos caia liquido em cima.

* O sabor de tabaco é mais forte que os outros, portanto ao fazerem misturas não abusem porque senão fica demasiado forte e enjoativo.

* O VG produz mais vapor (E tem um gosto adocicado), o PG tem mais sabor.
 
 
Calcular o grau de nicotina de uma mistura

Para calcular a força de um E-liquid -

Dividam o numero total de gotas por 20 para dar o total de ML.
Calculem o total do numero de gotas com nicotina, dividam por 20 e multipliquem pelo grau de nicotina, para dar um valor total da nicotina da mistura, em MG
Por fim, dividir o total de nicotina (MG), pelo total do primeiro cálculo (ML). Isto vai dar o total de MG/ML.

 Exemplo 1 - 5 gotas de 24 MG/ML (Sabor 1), 15 gotas de 12 MG/ML (Sabor 2), 25 gotas de 8 MG/ML (Sabor 3) e 35 gotas de liquido sem nicotina (VG, PG ou PEG 400).

O numero total de gotas é 80. Dividindo por 20 dá 4. Portanto a quantidade total é 4 ML.
As 5 gotas de sabor um dá 6 MG de nicotina  (5 gotas a dividir por 20, e multiplicar por 24 (Força da nicotina)
As 15 gotas do sabor dois dá 9 MG nicotina (15 / 20 * 12 )
As 25 gotas do sabor três dá 10 MG nicotina (25 / 20 * 8 )

Portanto o total de nicotina na mistura é de 25MG.

Finalmente, dividir o numero de MG pelo numero de ML. Portanto 25 / 4 = 6.25 MG/ML.
A mistura final tem 6.25 MG por cada ML de liquido.

Exemplo 2 -

* 25 gotas de liquido com nicotina, sem sabor, com 24 MG/ML.
* 15 gotas de liquido sem nicotina, sem sabor.
* 10 gotas de sabor, sem nicotina.

Total de gotas = 50. Dividindo por 20 dá 2.5 (ML).
Gotas com nicotina = 25. Divide-se por 20 e dá 1.25. Multiplica-se por 24 e dá 30 (MG).
Divide-se os 30 MG por 2.5 ML e temos 12 MG/ML, ou seja, cada ML de liquido tem 12MG de nicotina (O equivalente a 15 cigarros Marlboro por cada ML de liquido)

Se usarem pipeta, é só substituirem as gotas por ML e vice-versa, sendo que cada ML são 20 gotas.


 Ficam aqui calculadoras para fazer liquidos, que também podem ajudar.
 
Para principiantes, esta é a melhor.
http://www.todmuller.com/ejuice/ejuice.php
 
Esta permite misturas entre liquidos com 2 graus diferentes.
http://www.tji-java-ide.com/e-cigarette/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=88

Calculadora Simples  (bastante básica para principiantes)
http://www.mediafire.com/?ttt2goo0jtj

Calculadora Completa (uma maravilha para utilizadores avançados)
https://www.filesanywhere.com/fs/v.aspx?v=89716a8960646eb99c6c
 

 
Dicas para misturas

*Se utilizarem liquido sem nicotina (mais barato que o liquido com nicotina) para experimentarem sabores e misturas, poupam muito mais. Quando descobrirem as dosagens, façam pequenas doses, visto que a nicotina tem um sabor amargo e pode alterar ligeiramente o vosso sabor (se tal acontecer, adicionem mais sabor). Quando tiverem as dosagens todas certas, já com a nicotina, aumentem as doses para fazerem mais, e ao vosso gosto.

*Utilizem sempre um atomizador limpo, para realizarem as experiências porque senão ficam com mistura de liquidos antigos e novos. Uma técnica para limpar o atomizador de sabores antigos é colocar liquido sem nicotina e sem sabor e vaporizar (mas sem travar, porque tem um sabor muito mau), até o sabor antigo desaparecer por completo. Lembrem-se que o atomizador tem sempre de ter liquido dentro, seja qual for, para não queimar. Se o atomizador começar a cheirar ou a saber a queimado, alguma coisa está mal.
 
*Utilizem um livro para escrever as fórmulas dos liquidos feitos, para mais tarde as recriarem.

*Utilizem sempre etiquetas nos frascos para saberem o que é o conteudo e o grau de nicotina.

*Misturem liquido com nicotina e liquido base em frascos de 5 ML, e assim só têm de adicionar os sabores, visto que o resto já lá está. Outra técnica é fazer um frasco grande (Por exemplo 30ML), com mistura de liquido base e nicotina. Quando precisarem de misturar, só o têm de colocar nos frascos mais pequenos e adicionar sabor até atingir a intensidade desejada.

*Normalmente, o que é mais utilizado no liquido base é 50% VG + 50% PG. Vejam qual é a melhor formula para vocês e usem-na.
 
*Para obterem uma melhor prova dos sabores, um atomizador LR 901 é o melhor. Se usarem um LR 501, provavelmente têm de carregar um pouco mais no sabor.
 
*É mais facil adicionar sabor do que diluir, portanto, nas misturas, não carreguem logo muito no sabor. Comecem por baixo e vao aumentando.
 
*Mantenham sempre os liquidos num local escuro, com temperatura ambiente, e de preferência trancado, se tiverem crianças.


Contribuições

Planetas - Calculadoras
« Última modificação: 2011.02.11 | 13:44:15 por Sokram »

Planetas

  • Vaper
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Vapor: 0
Re: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid
« Responder #1 em: 2011.02.02 | 14:22:59 »
Parabéns Sokram, excelente post, deveria ser um inamovivel ;)
Poderias informar por exemplo onde comprar aqui em Portugal o VG e PG, entre outras dessas coisas

siniux

  • Administrador
  • Vaper Veterano
  • *****
  • Mensagens: 631
  • Vapor: 20
Re: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid [F'art]
« Responder #2 em: 2011.02.02 | 14:30:51 »
Parabéns Sokram, excelente post, deveria ser um inamovivel ;)
Poderias informar por exemplo onde comprar aqui em Portugal o VG e PG, entre outras dessas coisas
E já é. :)

Obrigado ao Sokram pelo trabalho! Será sem dúvida bastante útil!

Qui

  • Interessado
  • *
  • Mensagens: 15
  • Vapor: 0
Re: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid [F'art]
« Responder #3 em: 2011.02.02 | 14:38:45 »
Obrigada pela partilha!
Excelente trabalho  :)

VapeFactor

  • Loja
  • Vaper Veterano
  • *****
  • Mensagens: 503
  • Vapor: 9
  • Tudo para o cigarro electrónico em Portugal
    • VapeFActor, import/export
Re: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid [F'art]
« Responder #4 em: 2011.02.02 | 14:42:47 »
Aqui está uma mais valia, grande post !
De momento a vaporizar com:
XFactor F1 Líquido VapeFactor Island Brise
http://www.elcigarrete.com/



Sokram

  • Vaper Assumido
  • ****
  • Mensagens: 308
  • Vapor: 1
Re: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid [F'art]
« Responder #5 em: 2011.02.02 | 16:54:24 »
Obrigado!
Foi trabalhoso, mas valerá a pena, visto que passei pelas mesmas duvidas quando me aventurei a fazer liquidos.

Entretanto já utilizei todas as técnicas que mencionei, portanto se houver duvidas, também posso ajudar  :D

O VG e o PG, tanto o base, como o com nicotina, podem ser encontrados em qualquer loja habitual de vaping. Os meus vieram da liberty flights, por exemplo.
Vão reparar no entanto, que liquido sem nicotina é MUITO mais barato que o liquido com nicotina.

(Eu por exemplo na altura encomendei um frasco de 30 ML PG com nicotina e um de 200ML VG sem nicotina e bastantes sabores - Já com ideias de misturar alguns, por exemplo chocolate e menta para o after eight)

CyberVaper

  • Interessado
  • *
  • Mensagens: 43
  • Vapor: 0
Re: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid [F'art]
« Responder #6 em: 2011.02.02 | 17:57:16 »
Este homem é uma enciclopédia de e-juice, muito bom é dizer pouco, imagina isto para mim que me estou a iniciar, é como encontram o livro com as resposta na véspera de um teste. Obrigado Sokram, já me deste material de leitura para os próximos tempos, até entender isso bem. Continua assim, Abraço.

nebula

  • Visitante
Re: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid [F'art]
« Responder #7 em: 2011.02.02 | 23:17:09 »
Muito bom , vai ser o meu proximo passo mas mais para a frente quando acabar os 130ml de liquido que tenho em casa  ;D ;D ;D

AhmunRa

  • Máquina de Vapor
  • ******
  • Mensagens: 3016
  • Vapor: 23
  • Brass Caravela Clone, SS Nemesis Clone, Kayfun 3.1
Re: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid [F'art]
« Responder #8 em: 2011.03.19 | 18:20:00 »
Quem post fantastico para quem se quer iniciar no DIY. Só falta mesmo algumas lojas onde vendam os ingredientes para fazer isto. As lojas que tenho visto são todas dos States e nenhuma envia over seas :(. Só encontrei umas chinocas e a LF que tenham nicotina liquida com PG/VG.

Se conhecerem mais alguma de preferencia na Europa divulguem.

Obrigado pelo post e tanto trabalho deve ser reconhecido.
« Última modificação: 2011.03.19 | 21:02:32 por AhmunRa »

pmos69

  • Moderador Global
  • Máquina de Vapor
  • *****
  • Mensagens: 3450
  • Vapor: 47
Re: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid [F'art]
« Responder #9 em: 2011.03.19 | 21:05:03 »
Muito bom , vai ser o meu proximo passo mas mais para a frente quando acabar os 130ml de liquido que tenho em casa  ;D ;D ;D

prá semana, portanto :) LOL

sergiobrr

  • Interessado
  • *
  • Mensagens: 47
  • Vapor: 0
  • EGO-T
Re: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid [F'art]
« Responder #10 em: 2011.03.24 | 21:20:48 »
FlavorArt MADE IN ITALY



Pasalcedas

  • Vaper Iniciante
  • **
  • Mensagens: 77
  • Vapor: 0
Re: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid [F'art]
« Responder #11 em: 2011.04.01 | 20:18:18 »
GRANDE tópico, muito obrigado por toda a informação



Mr_John_Doe

  • Vaper Assumido
  • ****
  • Mensagens: 405
  • Vapor: 2
Re: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid [F'art]
« Responder #12 em: 2011.04.02 | 12:22:06 »
Tòpico 5 estrelas!!

E para quem (como eu) vaporiza com 0MG? O PG que mandas vir não é igual ao que se pode comprar por cá?

Se formos a ver bem, VG há no continente certo? O PG tb se deve arranjar por aí na farmácia, fica so a faltar os flavours :D

Parece-me bem :D



hugocarvalho

  • Vaper Assumido
  • ****
  • Mensagens: 492
  • Vapor: 7
  • apex ultramax-darwin
Re: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid [F'art]
« Responder #13 em: 2011.04.02 | 12:48:14 »
Quem post fantastico para quem se quer iniciar no DIY. Só falta mesmo algumas lojas onde vendam os ingredientes para fazer isto. As lojas que tenho visto são todas dos States e nenhuma envia over seas :(. Só encontrei umas chinocas e a LF que tenham nicotina liquida com PG/VG.

Se conhecerem mais alguma de preferencia na Europa divulguem.

Obrigado pelo post e tanto trabalho deve ser reconhecido.

no site da flavor art tem alguns revendedores espanhois. acho que revendem produtos deles!!!!!



 

migmiguel

  • Vaper Veterano
  • *****
  • Mensagens: 840
  • Vapor: 18
Re: DIY (Do it yourself) - Manual para fazer E-liquid [F'art]
« Responder #14 em: 2011.05.13 | 12:08:29 »
Simplesmente fenomenal.

 :D