2018.11.21 | 14:42:10

Autor Tópico: OE 2019 - pastilhas elásticas com nicotina para fazer bases?  (Lida 407 vezes)

AmazingVape

• Máquina de Vapor
  • Vapor: 77
  • Eu não sou o outro. Sou eu mesmo.
    • Amazing Vape
Já sabemos que, a par do aumento dos custos do tabaco e tabaco aquecido, também os preços dos líquidos com nicotina vão subir com o OE 2019 (não sei quanto, só li nas notícias, não a proposta). Ridículo por tudo o que sabemos e porque em basicamente nada vai contribuir para os cofres do Estado, mas não vale a pena continuar a chover no molhado, nem a bater no ceguinho, nem a dar água sem caneco. Bugger Centeno and his team!

Estava a pensar numa coisa que, provavelmente, já terá sido pensada por outros... No entanto, cá vai: sendo as chicletes (nunca experimentei nenhum desses produtos, mas acho que o sabor - em chiclete -  é horrível) de venda livre e não estando sujeita a nenhum imposto especial de consumo (é nicotina especial - não!!!! Cá estou eu a bater no ceguinho outra vez!), não será plausível extrair facilmente a nicotina das chicletes para, depois, acrescentarmos (embora fique difícil de medir exatamente o que estaremos a fazer - preocupação com a saúde pública; não!!!! E eu a chover no molhado!) aos nossos líquidos?
Se calhar, nem por isso. Mas, já agora, gostaria de saber. Assim à partida, pareceria algo de factível... Não?
Um site sobre a história e factos do vaping (mas acho que não vai ser nunca! :)): www.amazingvape.weebly.com

pedro45

• Vaper Assumido
  • Vapor: 9
Re: OE 2019 - pastilhas elásticas com nicotina para fazer bases?
« Responder #1 em: 2018.10.16 | 14:55:17 »
:):):) - É uma ideia, outra é cultivar tabaco no jardim e depois extrair a nicotina...

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #2 em: 2018.10.16 | 19:38:14 »
Já agora e a propósito: há quem venda nicotina sintética, não natural, que nunca passou pelo tabaco. Até acho que é boa. No fundo, nicotina é uma fórmula química.
Enfim... Podiam chatear (com razão) alguém por comprar nicotina sintética online de algum lado ou simplesmente cairia fora do âmbito da TPD porque, convenhamos, não é um produto do tabaco?
Por outro lado, há aquela parte ainda mais estúpida e protecionista da lei que proibe as vendas online e todos sabemos que, na verdade, significa vendas transfronteiriças. Até agora, não tenho conhecimento de chatices com mods e outras coisas. Mas será que podiam pegar por ser nicotina? Mesmo não sendo produto do tabaco nem de planta nenhuma?
Às vezes, este país torna-se confuso (e nem quero imaginar como será em alguns)...
Um site sobre a história e factos do vaping (mas acho que não vai ser nunca! :)): www.amazingvape.weebly.com

kasparovitscsh

• Vaper Assumido
  • Vapor: 12
  • Tenho saudades é do alcatrão.
« Responder #3 em: 2018.10.16 | 20:33:33 »
Questões pertinentes de difícil resposta.

OE 2019:  A proposta é de 0.31€/mL, ou seja aumenta 1 cêntimo. Parece pouco. Mas não é. O Governo não faz isto para aumentar a receita, que é desprezível aqui. Fá-lo para dar mais uma machadada no vaping já de si bastante fustigado. Mais 10 cêntimos por nicshot, bem sabendo que os comerciantes já quase estão a vender aquilo com prejuízo. 3.10€ de imposto num nicshot, pagos adiantadamente ao fisco. 30 cêntimos já era uma brutalidade, embora apenas metade da brutalidade da taxa inicial de 60 cêntimos. Acrescentar 1 cêntimo à brutalidade não ajuda nada.

Mais, nenhum governo até hoje demonstrou a legitimidade do imposto sobre a nicotina. Implicitamente equiparam a nicotina a tabaco, mas não é a mesma coisa. Entidade nenhuma recomenda o uso do tabaco, o mesmo não se podendo dizer da nicotina, precisamente porque reduz o consumo de tabaco. Porque é que uma substância que reduz o consumo de tabaco tem de ser taxada com impostos especiais, isto é impostos moralistas, é algo nunca explicado.

Qual é a posição do Ministério da Saúde (português) sobre o vaping? Alguém sabe? Será que são as Finanças que o mandam calar? Querem continuar a lucrar com o tabaco mas não assumem? Isto já cheira muito mal.

Pastilhas elásticas: duvido que exista um método simples de extrair a ínfima quantidade de nicotina existente numa pastilha elástica. De qualquer forma uma caixa de 105 pastilhas de 4mg, ou seja 420mg de nicotina equivalente a pouco mais que 2 nicshots custa mais de 40€. Pouco viável economicamente.

Quanto a taxar esta nicotina, seria inútil. Pouca gente usa isto e a eficácia é reduzida. Mas experimentar lançar uma "fake news" a dizer que a popularidade das pastilhas de nicotina é cada vez maior e já se perdeu a conta aos ex-fumadores à custa das pastilhas e vão ver os efeitos.

Nicotina sintética: não conheço e duvido que exista, salvo prova em contrário. Talvez haja alegações (falsas) de nicotina sintética, mas não existe nenhum método de síntese descrito. De qualquer forma, o legislador está-se pouco nas tintas para a origem da nicotina e nem a legislação especifica a origem da nicotina.

farrusco

• Vaper
  • Vapor: 11
« Responder #4 em: 2018.10.16 | 21:21:52 »
Já agora e a propósito: há quem venda nicotina sintética, não natural, que nunca passou pelo tabaco. Até acho que é boa. No fundo, nicotina é uma fórmula química.
Enfim... Podiam chatear (com razão) alguém por comprar nicotina sintética online de algum lado ou simplesmente cairia fora do âmbito da TPD porque, convenhamos, não é um produto do tabaco?
Por outro lado, há aquela parte ainda mais estúpida e protecionista da lei que proibe as vendas online e todos sabemos que, na verdade, significa vendas transfronteiriças. Até agora, não tenho conhecimento de chatices com mods e outras coisas. Mas será que podiam pegar por ser nicotina? Mesmo não sendo produto do tabaco nem de planta nenhuma?
Às vezes, este país torna-se confuso (e nem quero imaginar como será em alguns)...

Bem...não sei se já ouviram falar....mas a Grécia proibiu há uns meses os e-liquids SEM NICOTINA.
Com nicotina continua a ser legal vender....já sem nicotina tornou-se proibido.
É uma verdadeira loucura...mas real.

Há muito tempo que sabia que nos íamos tramar...por isso fiz um stock de material e nicotina que repousa tranquilamente no congelador.(a nicotina).
Se não fosse isso duvido que ainda não tivesse voltado ao tabaco....com todas as dificuldades actuais.
É triste mas é o que se pode esperar de burocratas de gabinete.
Nada de novo portanto...

Abraço!!! ;)

kasparovitscsh

• Vaper Assumido
« Responder #5 em: 2018.10.16 | 21:26:52 »
É possível que nos confins das profundezas do inferno ainda haja muito e amplo espaço.

Nuvem escura

• Vaper
  • Vapor: 5
« Responder #6 em: 2018.10.16 | 21:44:24 »
É possível que nos confins das profundezas do inferno ainda haja muito e amplo espaço.

tens sensação de claustrofobia ? JÁ lá estamos !

essa da Grécia , xenofobia neanderthal , as pastilhas : sim , não valem nada .
já tive que ir quantas vezes á faca , 1ª vez levei isso para o hospital , 72 horas nada confortáveis .
da 2ª vez já tinha uma pen . .

felizes os que têm morte súbita ao virar da esquina . não vão ter que aturar mais as fezes destes incontinentes verbais .
se calhar os únicos capazes de fazer o que choca toda a gente mas não move ninguém .
não têm rigorosamente nada a perder .
Podia ser Jesus , Buda ou Maomé .
Não troco o Vapor por outra fé .

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #7 em: 2018.10.16 | 22:41:23 »
Questões pertinentes de difícil resposta.

OE 2019:  A proposta é de 0.31€/mL, ou seja aumenta 1 cêntimo. Parece pouco. Mas não é. O Governo não faz isto para aumentar a receita, que é desprezível aqui. Fá-lo para dar mais uma machadada no vaping já de si bastante fustigado. Mais 10 cêntimos por nicshot, bem sabendo que os comerciantes já quase estão a vender aquilo com prejuízo. 3.10€ de imposto num nicshot, pagos adiantadamente ao fisco. 30 cêntimos já era uma brutalidade, embora apenas metade da brutalidade da taxa inicial de 60 cêntimos. Acrescentar 1 cêntimo à brutalidade não ajuda nada.

Mais, nenhum governo até hoje demonstrou a legitimidade do imposto sobre a nicotina. Implicitamente equiparam a nicotina a tabaco, mas não é a mesma coisa. Entidade nenhuma recomenda o uso do tabaco, o mesmo não se podendo dizer da nicotina, precisamente porque reduz o consumo de tabaco. Porque é que uma substância que reduz o consumo de tabaco tem de ser taxada com impostos especiais, isto é impostos moralistas, é algo nunca explicado.

Qual é a posição do Ministério da Saúde (português) sobre o vaping? Alguém sabe? Será que são as Finanças que o mandam calar? Querem continuar a lucrar com o tabaco mas não assumem? Isto já cheira muito mal.

Pastilhas elásticas: duvido que exista um método simples de extrair a ínfima quantidade de nicotina existente numa pastilha elástica. De qualquer forma uma caixa de 105 pastilhas de 4mg, ou seja 420mg de nicotina equivalente a pouco mais que 2 nicshots custa mais de 40€. Pouco viável economicamente.

Quanto a taxar esta nicotina, seria inútil. Pouca gente usa isto e a eficácia é reduzida. Mas experimentar lançar uma "fake news" a dizer que a popularidade das pastilhas de nicotina é cada vez maior e já se perdeu a conta aos ex-fumadores à custa das pastilhas e vão ver os efeitos.

Nicotina sintética: não conheço e duvido que exista, salvo prova em contrário. Talvez haja alegações (falsas) de nicotina sintética, mas não existe nenhum método de síntese descrito. De qualquer forma, o legislador está-se pouco nas tintas para a origem da nicotina e nem a legislação especifica a origem da nicotina.

Um exemplo de nicotina sintética (foi o primeiro que me apareceu, não é um concentrado): http://www.elmonovapeador.com/tag/nicotina-sintetica?age-verified=cd9e5ca4b8 . Claro que há nicotina sintética, há anos que se fala nela. Nunca teve muita adesão exatamente pela mesma razão simples que nos atrai a comprar concentrados feitos a partir de produtos naturais. Ou melhor, pela mesma razão que o Real Tobacco Extraction tem um estatuto melhor que os flavours atabacados.

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #8 em: 2018.10.16 | 22:42:54 »

Bem...não sei se já ouviram falar....mas a Grécia proibiu há uns meses os e-liquids SEM NICOTINA.
Com nicotina continua a ser legal vender....já sem nicotina tornou-se proibido.
É uma verdadeira loucura...mas real.

Há muito tempo que sabia que nos íamos tramar...por isso fiz um stock de material e nicotina que repousa tranquilamente no congelador.(a nicotina).
Se não fosse isso duvido que ainda não tivesse voltado ao tabaco....com todas as dificuldades actuais.
É triste mas é o que se pode esperar de burocratas de gabinete.
Nada de novo portanto...

Abraço!!! ;)

Bom, para quem tiver vivido na Grécia (mesmo que há muito tempo) faz sentido. Claro que não deixa de ser incrível.

kasparovitscsh

• Vaper Assumido
« Responder #9 em: 2018.10.17 | 22:34:06 »
O Amazing tem razão quanto à nicotina sintética, embora haja algumas reservas, pois a matéria não é incontroversa.

Quando em tempos pesquisei o assunto, não encontrei nenhuma fonte de nicotina sintética, por isso disse que não existe.

Mas entretanto surgiu um fabricante de nicotina sintética, a Next Generation Labs, da California (NGL).

Existe um outro fornecedor, a HiLIQ.

Acontece que ambos garantem que a sua nicotina é sintética. A NGL vai ao ponto de afirmar que as alegações da HiLIQ são falsas com base em testes independentes (pagos pela NGL e disponíveis no seu site) que confirmam que a nicotina da NGL é sintética, enquanto a da HiLIQ é derivada do tabaco. Claro que a HiLIQ também apresenta os seus certificados.

O facto é que a NGL tem uma patente registada para a síntese de nicotina com o N.º US9556142B2. Claro que a existência da patente não garante que a nicotina que vendem é sintética nem sequer que o método de síntese descrito na patente produz nicotina.

A NGL chega ao ponto de afirmar que o FDA reconhece que a nicotina da NGL é sintética, no entanto o FDA apenas afirmou em tribunal que "se a nicotina da NGL for sintética não cai na definição de produto do tabaco" (o "se" é importante).

A propósito, os líquidos NKTR do link do Amazing são um produto da NGL.

Assim, fica aqui a minha correcção. Ainda assim, dado a legislação portuguesa ignorar a origem da nicotina, ficando-se pelo produto, possivelmente a este nível a nicotina sintética é inconsequente.

Já agora, gostava de experimentar essa nicotina sintética. A ser verdade, acho que deve ser espectacular.
« Última modificação: 2018.10.17 | 22:35:47 por kasparovitscsh »