2018.12.11 | 14:13:41

Autor Tópico: Consulta pública por parte da CE - É aborrecido mas tens de ler isto já!  (Lida 2268 vezes)

AmazingVape

• Máquina de Vapor
  • Vapor: 78
  • Eu não sou o outro. Sou eu mesmo.
    • Amazing Vape
Já tinha respondido à consulta há muito tempo, mas obrigado pela partilha.

O problema com estas coisas é se servem efetivamente para alguma coisa. Mas eu lá vou cooperando e tentando dar o meu melhor...
Um site sobre a história e factos do vaping (mas acho que não vai ser nunca! :)): www.amazingvape.weebly.com

kasparovitscsh

• Vaper Assumido
  • Vapor: 12
  • Tenho saudades é do alcatrão.
Olá grande Amazing.

Fizeste bem.

O problema mesmo destas coisas é precisamente servirem para alguma coisa.

pedro45

• Vaper Assumido
  • Vapor: 9
100%  de acordo Kasparovitscsh,

Quando comecei a fumar no início dos anos 80 era "fixe" fumar, fumava-se em todos os lados (até nas aulas) e um maço de cigarros custava cerca de 30 cêntimos (60 escudos na altura) e até se vendiam cigarros à unidade em vários sítios para além de serem distribuídas amostras grátis em discotecas e afins. Na altura existia publicidade ao tabaco e ninguém falava dos malefícios. Hoje é tudo diferente mas como dizes a atenção deve ser dada às novas gerações e quem após ter fumado durante várias décadas (o meu caso) trocou o fumo pelo vapor deveria ser apoiado e não ostracizado, mas os interesses instalados estão-se nas tintas para a saúde pública, aliás a desinformação é assustadora, alguns amigos meus fumadores quando olham para o meu vaporizador fazem comentários tipo "isso é pior que o tabaco", "sabes lá tu que porcarias é que os líquidos têm" , "isso é um perigo: meia volta esses aparelhos explodem", etc, etc 

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
Um dos resultados da contrapropaganda (acho) é que há muito mais jovens a fumar atualmente do que já houve em certa altura. E não é por falta de informação. É mesmo por juventude. Olha, falo do meu filho, por exemplo (está a fazer 20 por estes dias) - e ele não está nada só nisso. É uma coisa que se observa. Claro que não é como quando toda a gente fumava em todo o lado. Ou quase toda a gente. Mas que houve uma forte regressão, acho mesmo que houve.
Um site sobre a história e factos do vaping (mas acho que não vai ser nunca! :)): www.amazingvape.weebly.com

kasparovitscsh

• Vaper Assumido
Precisamente, Pedro.

E a desinformação não se fica por aí.

Acho um piadão quando alguém com um iqos me diz "isto é nicotina pura".

kasparovitscsh

• Vaper Assumido
Exactamente, Amazing.

É um sucesso não se ver fumar como se via, dizem eles. Mas isso apenas camufla o insucesso, que é continuarem a fumar, e isso é que devia contar.

Vê-se muitos jovens a fumarem ao pé das escolas. Já não fumam lá dentro, como no meu tempo. Forma apenas demonizados, escorraçados e excomungados.

Nas universidades, então é impressionante ver a quantidade de gente nos seus 20s a fumar.

pedro45

• Vaper Assumido
  • Vapor: 9
Pode parecer uma anedota mas é real: No liceu onde estudei no pátio existia um cartaz que dizia "é proibido atirar beatas para o chão" - O que é que nós fazíamos? Atirávamos as beatas para o ar e obviamente as mesmas acabavam no chão...Quando começou a haver mais controlo a solução passou a ser ir para a casa de banho com a porta trancada….

Nuvem escura

• Vaper
  • Vapor: 5
esta é mais para a judiciária ou bombeiros profissionais : qual a percentagem de incêndios florestais causada por beatas atiradas janela fora do carro ?
pois . ninguém ainda se interessou ? interessante .
Podia ser Jesus , Buda ou Maomé .
Não troco o Vapor por outra fé .

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
Com toda a franqueza, acho que é quase tudo fogo posto. Por madeireiros, outros interesses económicos, partidos...

kasparovitscsh

• Vaper Assumido
O Amazing tem a sua razão, mas convenhamos que ninguém pode garantir o destino de todas as beatas...

No liceu que frequentei, até havia uma vitrine com uma página do Diário da República a dizer que era proibido fumar nas escolas e até anunciava as multas. Letra morta.

De todos os efeitos paralelos do tabaco, a OMS só se preocupa com dois:

- Taxas, a menina dos olhos lindos

- Contrabando (ou seja evasão às taxas).

Também nunca ninguém lhes perguntou pelos incêndios, pobreza, prostituição e muitas outras, mas de qualquer forma isso também não deve ser com eles. Aquilo é mais viagens.
« Última modificação: 2018.08.13 | 19:18:42 por kasparovitscsh »

Nuvem escura

• Vaper
as "beatas" foi mais uma "seca" motivada pelo contexto actual do que um argumento a sério ( mais para cartaz de manif. , vá lá ) .
e tanto nesse como no nosso problema estamos por conta própria . receio que podemos assinar um everest de petições que eles comem isso para pequeno-almoço .

joaopss

• Vaper Assumido
  • Vapor: 4
A única coisa que lhes interessa como aqui já disseram é taxas e contrabando, e lá está, novas taxas que querem colocar aos cigarros eletrônicos, sabores, nicotina, bases, etc...

Eles lá querem saber se o cigarro eletrônico é melhor ou não que o cigarro convencional... Lá lhes interessa se morrem mais 5 milhões ou menos 5 milhões devido a terem deixado de fumar ou começarem a vaporizar... O que eles querem é passar a imagem que o cigarro eletrônico é como um cigarro convencional para o poderem taxar como tal...
Se uns tantos milhões começam a vaporizar é menos €€€ que entra devido às redução da venda de tabaco, toca a taxar então as alternativas...

kasparovitscsh

• Vaper Assumido
Nem mais.

Olhe-se para a directiva europeia do tabaco, o que é que saiu daí:

- uma taxa brutal nos líquidos que começou por 6€ o frasco de 10mL.

- proibição de concentrações superiores a 20mg e frascos maiores que 10mL para evitar intoxicações (controversas e ninguém se preocupa que os anticongelantes para carros sejam vendidos em embalagens de 5L).

- proibição de importação do que quer que seja relacionado com os electrónicos e temos um caso no fórum em que actuou a brigada fiscal da GNR e a coima foi 2.000€! por uma encomenda pessoal vinda de Espanha.

- desaparecimento da maioria das lojas, embora seja dever constitucional promover as PME (por isso, nos EUA tiveram problemas em introduzir taxas, mas aí a Constituição é levada a sério).

Nuvem escura

• Vaper
ok , mesmo a sério , só para verificar se ainda estava em vigor , se tinham ido para a frente , e não foi preciso procurar muito :

Google : ver N.H.S. (national health service - o exacto EQUIVALENTE do nosso sistema nacional de saúde) , electronic cigarettes .
cambada de resultados . Ver não leva mais que 2 segundos no vosso pc ou nos da nossa adorada assembleia da republica .
está á mais de uma década a ser RECEITADO pelos médicos de família em todo o Reino Unido
(sim , os com 3 dedos de testa que querem bazar desta babilónia de bruxelas  , apenas estão confusos de como o fazer) .

- razão ? maneira benéfica para fumadores de longa duração que não conseguem abandonar nicotina mas precisam mesmo abandonar o tabaco .
insuficiências pulmonares , catarro crónico , exposição de fumo a familiares , lista telefónica de razões . .

portanto estes meninos "nas mãos de deus" agora numa bela banhoca na praia depois de uma época sentado a taxar (sim , taxar sentado cansa , merece férias e área ardida)
podem também ir levar na "boquilha" (desculpem o meu francês) porque ser político não implica necessariamente caninos de vampiro .
Apenas o lado do canal da mancha em que o referido político esteja situado ( lado continental está feito ao bife . não o lado dos bifes  ??? )

joaopss

• Vaper Assumido
  • Vapor: 4
Agora até o site nacional de bombeiros se vem juntar à festa... Alguém me explique o que querem eles fazer com isto ao certo porque se publicam um estudo em que diz mal, não sei porque não se basearam no exemplo do uk e de estudos que falam o contrário do estudo que apresentam e diziam bem sobre o assunto.

https://bombeiros24.pt/vapor-dos-cigarros-eletronicos-pode-causar-danos-graves-nos-pulmoes/
« Última modificação: 2018.08.15 | 22:49:18 por joaopss »