2019.05.23 | 20:59:57

Autor Tópico: Reportagem sobre Vaping  (Lida 643 vezes)

farrusco

• Vaper
  • Vapor: 11
Reportagem sobre Vaping
« em: 2019.03.13 | 15:39:08 »
Boas.
Só para avisar os eventuais interessados que amanhã 5a feira 14 Março, às 22.50 horas passa na RTP 2 uma reportagem sobre Vaping.

Abraço!  ;)

AmazingVape

• Máquina de Vapor
  • Vapor: 78
  • Eu não sou o outro. Sou eu mesmo.
    • Amazing Vape
Re: Reportagem sobre Vaping
« Responder #1 em: 2019.03.13 | 16:05:52 »
Esperemos que tenha, pelo menos, ou pés ou cabeça...
Um site sobre a história e factos do vaping (mas acho que não vai ser nunca! :)): www.amazingvape.weebly.com

kasparovitscsh

• Vaper Veterano
  • Vapor: 13
  • Tenho saudades é do alcatrão.
« Responder #2 em: 2019.03.13 | 17:38:45 »
Avisado.

pedro45

• Vaper Assumido
  • Vapor: 10
« Responder #3 em: 2019.03.13 | 18:23:38 »
Seguramente que verei a reportagem, e apenas espero que tenha (citando o AmazingVape) pés ou cabeça :)

kasparovitscsh

• Vaper Veterano
« Responder #4 em: 2019.03.13 | 20:19:05 »
Sobre o documentário:

Onda de Vapor (2016)

O incrível fenómeno mundial do cigarro eletrónico

Documentário de Jan Kounen que mergulha no vasto universo do "vape" e nos leva numa viagem à volta do mundo à descoberta de uma revolução cultural em curso contra os cigarros tradicionais e o flagelo do tabaco. Militante mas mantendo-se objetivo, investiga a indústria do tabaco e os seus lobbies bem como a jovem indústria do "vape" e a importância sem precedentes da web no seu desenvolvimento.

Através de imagens de arquivo, reportagens e entrevistas aos protagonistas, incluindo designers de cigarros eletrónicos e máquinas de "vape", criadores de líquidos e também organizações de saúde, o documentário procura caracterizar o futuro do "vape".

Parece que tem pernas...

pedro45

• Vaper Assumido
« Responder #5 em: 2019.03.13 | 20:33:08 »
Sobre o documentário:

Onda de Vapor (2016)

O incrível fenómeno mundial do cigarro eletrónico

Documentário de Jan Kounen que mergulha no vasto universo do "vape" e nos leva numa viagem à volta do mundo à descoberta de uma revolução cultural em curso contra os cigarros tradicionais e o flagelo do tabaco. Militante mas mantendo-se objetivo, investiga a indústria do tabaco e os seus lobbies bem como a jovem indústria do "vape" e a importância sem precedentes da web no seu desenvolvimento.

Através de imagens de arquivo, reportagens e entrevistas aos protagonistas, incluindo designers de cigarros eletrónicos e máquinas de "vape", criadores de líquidos e também organizações de saúde, o documentário procura caracterizar o futuro do "vape".

Parece que tem pernas...

Muito obrigado pela partilha caro Kasparovitscsh - Definitivamente a ver
« Última modificação: 2019.03.13 | 20:41:49 por pedro45 »

Jkgato

• Moderador
  • Vaper Veterano
  • Vapor: 14
« Responder #6 em: 2019.03.13 | 23:41:49 »
Partilhado a todos os "amigos" virtuais...
Obrigado pela partilha!

May the battery be with you!

joaopss

• Vaper Veterano
  • Vapor: 4
« Responder #7 em: 2019.03.14 | 16:45:48 »
Muito obrigado pela partilha. Com toda a certeza será uma reportagem a ver.

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #8 em: 2019.03.15 | 10:48:18 »
Ok. Vi. Agora mesmo, graças à possibilidade presente de ver programas que já passaram.

O que achei?

Achei bastante bem feito, com aquele toque de animação à francesa (atual). Forcei-me a vê-lo porque, para mim, não tinha nada de novo; mas queria poder apreciar o trabalho.

Não me consigo colocar no lugar de alguém que não perceba nada de vaping e/ou que tenha uma imagem desfavorável do vaping em resultado da campanha absurda que, durante bastante tempo e imparavelmente (até conseguirem impor as restrições e lançar o IQOS), foi diariamente movida contra o vaping através dos media e de associações de profissionais de saúde mais quadradas, como sucede em Portugal. Confesso que não consigo entender a abrangência de uma coisa destas do lado de fora.

Uma palavra para as traduções, que não me pareceram particularmente más (e quantas vezes o parecem!), mas que me pareceram levemente tendenciosas (e só pude ter certeza disso pela repetição de situações). Por exemplo, se alguém tiver dito "pelo menos 95% menos tóxico do que o tabaco" (em referência às conclusões do serviço de saúde britânico), a tradução foi apenas "95% menos tóxico do que o tabaco". Se alguém tiver dito "uma oportunidade fantástica", a tradução terá sido "uma oportunidade boa". Etc. São estas nuances aparentemente inocentes... Eu, que já fiz muitas traduções e domino muito bem o francês e excelentemente o inglês, considero que raia a falta de profissionalismo, que, infelizmente, é o pão nosso de cada dia, em todas as áreas da comunicação, nos dias que correm.

Achei que aqueles cloud chasers excitados que por lá aparecem podem ser um pouco amedrontadores para quem tiver dúvidas, sobretudo se se tratar de um antitabagista.

Mas gostei e acho bem que tenha sido feito, embora não consiga - repito-o - abarcar o verdadeiro alcance do documentário junto do grande público. Creio que dizer que um estudo feito em células prova que o vaping é 500% mais nocivo do que o tabaco poderá, infelizmente, ter maior alcance. Até pelo simples facto de se tratar de uma mera informação rápida, uma palavra de ordem.

Creio que a maior parte das pessoas não se interessa nada pelo assunto e vai continuar a não se interessar nada pelo assunto.

E é verdade: há uma ausência total de empatia/solidariedade para com os fumadores. É o pedaço de sadismo que (também) faz parte da natureza humana.
« Última modificação: 2019.03.15 | 10:50:52 por AmazingVape »
Um site sobre a história e factos do vaping (mas acho que não vai ser nunca! :)): www.amazingvape.weebly.com

kasparovitscsh

• Vaper Veterano
« Responder #9 em: 2019.03.15 | 22:19:28 »
Para quem quiser ver (ou rever):

https://www.rtp.pt/play/p5564/onda-de-vapor

pedro45

• Vaper Assumido
« Responder #10 em: 2019.03.17 | 16:32:26 »
Só hoje vi o documentário e gostei, apesar da tradução deixar algo a desejar (não que seja má como referiu o AmazingVape) e alguns "maneirismos" dispensáveis- Se o documentário contribuir para tornar um fumador num vaper (e espero que não seja apenas um) cumpriu a sua missão

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #11 em: 2019.03.17 | 18:30:03 »
Para clarificar: não disse que a tradução era má, mas sim que era tendenciosa.

Poderíamos sempre desculpar a coisa com as necessidades de tamanho da legendagem, mas, quando a coisa se repete várias vezes, sempre no mesmo sentido, hmm...

Mas não é má per se.

Mas, vendo bem, acho que disseste o mesmo que eu... :)
« Última modificação: 2019.03.17 | 18:35:52 por AmazingVape »

pedro45

• Vaper Assumido
« Responder #12 em: 2019.03.17 | 21:03:33 »
Caro AmazingVape.

Provavelmente expressei-me mal, nunca foi minha intenção "por na tua boca" a expressão má tradução :) - Uma boa semana e boas vaporadas :)

kasparovitscsh

• Vaper Veterano
« Responder #13 em: 2019.03.17 | 23:29:31 »
Já que estamos numa onda de traduções, e há-as pouco inócuas, como pode ser o caso.

Aquilo que o Public Health England diz exactamente no famigerado relatório é:

"vaping is at least 95% less harmful than smoking"

o que talvez seja melhor traduzido por "o vaping é pelo menos 95% menos nocivo que o tabaco".

Nada que não saibamos já.

Já o Surgeon General dos EUA no seu relatório está mais preocupado com a utilização pelos teenagers (embora nunca ninguém se tenha preocupado tanto com o uso de tabaco por adolescentes) e, não tendo muito mais por onde atacar, trata o vaping como produto do tabaco. Como se não bastasse, vem ainda alertar, a propósito do vaping (!),  para os efeitos nefastos da nicotina (especialmente porque lhe faltam as outras 4.000 substâncias, acrescento eu) no cérebro dos adolescentes, pondo em perigo o seu desenvolvimento. Continuo é sem perceber como é que se vêem tantos fumadores em cursos superiores com médias de entrada elevadíssimas. O Surgeon General dever ter razão, a nicotina sem os outros produtos tóxicos é que deve prejudicar o desenvolvimento cerebral dos adolescentes. O SG tem sempre razão.

Atenção que não estou a defender o tabaco, apenas a contra-argumentar estes raciocínios merdosos dos quais o status quo do tabaco sai sempre intocável.