2019.12.07 | 21:39:26

Autor Tópico: Morte associada a vaping - FAKE NEWS?  (Lida 1357 vezes)

kasparovitscsh

• Vaper Veterano
  • Vapor: 14
  • Tenho saudades é do alcatrão.
Morte associada a vaping - FAKE NEWS?
« em: 2019.08.24 | 18:56:10 »
Está a ser noticiada desde ontem uma morte associada ao vaping no estado americano de Illinois.

O caso foi divulgado ontem pelos CDC e não se sabem mais pormenores.

Os CDC tinha já comunicado na véspera que se encontra a investigar 193 casos de doença pulmonar associada ao vaping em 22 estados americanos.

ATENÇÃO:

Todos os casos ocorreram a partir de 28 de Junho e no escasso comunicado dos CDC é referido que muito dos utilizadores afectados consumiram

TETRA-HIDROCANABINOL

nos dias que antecederam os sintomas.

Vamos aguardar serenamente, pois um surto destes, com esta concentração no tempo e no espaço, muito provavelmente indicia uma origem única (possivelmente de THC ilegal, muito consumido nos EUA).

Entretanto podemos contar com a habitual, e altamente lesiva, DESINFORMAÇÃO. Por isso, e pela gravidade dos casos, espero que a investigação dos CDC seja rápida e eficiente (muito provavelmente seguida por investigação do FBI).

Fonte: https://www.cdc.gov/media/releases/2019/s0821-cdc-fda-states-e-cigarettes.html

Não se trata totalmente de fake news, apenas QB para  lixar o vaping.

« Última modificação: 2019.08.24 | 18:59:01 por kasparovitscsh »

kasparovitscsh

• Vaper Veterano
Re: Morte associada a vaping - FAKE NEWS?
« Responder #1 em: 2019.08.28 | 19:58:22 »
Só por curiosidade, é hoje noticiado que já morreram 16 condutores de trotinetas em Portugal só este ano.

E que se tem feito pela segurança dos condutores de trotinetas?

Já connosco, uns estudos manhosos com células de rato a dizerem que o vapor pode ser perigoso, foi o suficiente para mobilizar toda a Comissão Europeia para restringir o vaping na máxima extensão constitucional possível (ou talvez até, ultrapassando-a).

Agora, ao fim de 15 anos de vaping, vêm anunciar nos mass media mundiais de destaque que há uma possível morte associada ao vaping, mais provavelmente relacionada com a utilização de THC adulterado.

Já agora, não há desenvolvimentos dos CDC desde 23 de Agosto. A investigação parece-me urgente.

pedro45

• Vaper Assumido
  • Vapor: 10
« Responder #2 em: 2019.08.28 | 20:12:51 »
Só por curiosidade, é hoje noticiado que já morreram 16 condutores de trotinetas em Portugal só este ano.

E que se tem feito pela segurança dos condutores de trotinetas?

Já connosco, uns estudos manhosos com células de rato a dizerem que o vapor pode ser perigoso, foi o suficiente para mobilizar toda a Comissão Europeia para restringir o vaping na máxima extensão constitucional possível (ou talvez até, ultrapassando-a).

Agora, ao fim de 15 anos de vaping, vêm anunciar nos mass media mundiais de destaque que há uma possível morte associada ao vaping, mais provavelmente relacionada com a utilização de THC adulterado.

Não sei onde é que descobristes 16 mortos, pelo que li foram multadas mais de 100 pessoas, das quais 36 tinham álcool a mais (Fonte: aqui, mas posso estar enganado. Quanto ao resto são manobras de diversão promovidas pelos lobbies do hábito. Quantas pessoas morrem todos os dias por causa do tabaco?

Já agora, não há desenvolvimentos dos CDC desde 23 de Agosto. A investigação parece-me urgente.

kasparovitscsh

• Vaper Veterano
« Responder #3 em: 2019.08.29 | 19:51:25 »

Não sei onde é que descobristes 16 mortos, pelo que li foram multadas mais de 100 pessoas, das quais 36 tinham álcool a mais (Fonte: aqui, mas posso estar enganado. Quanto ao resto são manobras de diversão promovidas pelos lobbies do hábito. Quantas pessoas morrem todos os dias por causa do tabaco?

Da forma como respondeste, foi difícil encontrar o que acrescentaste.

Realmente as 16 mortes parece ser fake news, como se constata na caixa neste link:

https://www.publico.pt/2019/08/28/local/noticia/acp-lanca-campanha-uso-capacete-nao-carapaca-magica-1884759

Pelo menos a PSP desmente. Mas foi noticiado. A desinformação não afecta só o vaping.

pedro45

• Vaper Assumido
« Responder #4 em: 2019.08.29 | 23:06:59 »
Desculpa Kasparovitsch,

Não sei porquê a minha resposta saiu "embrulhada", mas o essencial da mensagem é que a morte de 16 pessoas não é verdade, quanto ao tabaco mata gente que se farta todos os dias

1 Abraço

kasparovitscsh

• Vaper Veterano
« Responder #5 em: 2019.09.08 | 11:30:13 »
A última informação dos CDC são 450 casos em 33 estados e 5 mortes confirmadas.

Fonte: https://www.cdc.gov/tobacco/basic_information/e-cigarettes/severe-lung-disease.html

Os primeiros 53 casos em 2 estados foram analisados e publicados no New England Journal of Medicine:

Artigo: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1911614

Editorial: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMe1912032

Já andam a falar em proibir o vaping. Não perdem uma oportunidade.

OPINIÃO PESSOAL

Mesmo que isto fosse mesmo assim, 5 mortes em 15 anos é mais seguro que andar de avião, já de si considerado extremamente seguro.

Em 1854 houve um surto de cólera em Londres. Isto aconteceu antes da teoria dos germes e em plena vigência da teoria dos miasmas. O surto era concentrado no tempo e no espaço e o Dr. Snow analisou a situação e fez o 1º estudo epidemiológico conhecido. Descobriu assim que todos os casos estavam associados ao consumo de água de uma companhia que distribuía água captada numa área poluído do Tamisa.

É o que nos falta aqui. 80% dos afectados pela doença pulmonar confessaram ter utilizado THC. Por outro lado a mediana de idade dos afectados é 19 anos, o que não me parece representativo do universo de vapers. Há um factor aqui que está a lixar o vaping. THC ilegal feito nalguma garagem ou idem para algum produto de vaping. Se no resto do mundo, onde há milhões de vapers desde há 15 anos, não há esta doença pulmonar é urgente investigar a fonte dos produtos utilizados por estes vapers em 33 estados americanos.

O Dr. Snow, se fosse vivo, talvez já lá tivesse chegado apenas com métodos epidemiológicos em vez de aproveitar para proibir algo seguro porque não conseguem avançar nas investigações.

AmazingVape

• Máquina de Vapor
  • Vapor: 79
  • Eu não sou o outro. Sou eu mesmo.
    • Amazing Vape
« Responder #6 em: 2019.09.09 | 14:37:20 »
Artigo do Dr. Farsalinos, que, em poucas palavras, desmistifica a histeria: https://www.ecigarette-research.org/research/index.php/whats-new/2019/274-us-lung
A melhor coisa que podes fazer por outra pessoa é inspirá-la.

pedro45

• Vaper Assumido
« Responder #7 em: 2019.09.09 | 17:10:41 »
Artigo do Dr. Farsalinos, que, em poucas palavras, desmistifica a histeria: https://www.ecigarette-research.org/research/index.php/whats-new/2019/274-us-lung

Mais palavras para quê? Obrigado pela partilha

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #8 em: 2019.09.09 | 17:21:00 »
De nada. :)

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #9 em: 2019.09.09 | 18:23:44 »
Não costumo dar crédito a teorias da conspiração, mas.............

https://www.youtube.com/watch?v=oxNM1pUoOn4

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #10 em: 2019.09.11 | 23:02:37 »
Suponho que estejam a par dos desenvolvimentos...... Trump etc. As crises que começam nos Estados Unidos...

Há bocado, no noticiário da RTP, uma gaja da Sociedade Portuguesa de Pneumologia retomava a ideia atual do 'se usa cigarros eletrónicos, pare. Se não usa, não comece', acrescentando que continham muitas substâncias desconhecidas e concluindo que ainda faziam 'pior que os cigarros'.

Ganha o Óscar de irresponsabilidade médica do ano. Sei que não volto a fumar, mas cada vez acredito menos nos humanos...

pedro45

• Vaper Assumido
« Responder #11 em: 2019.09.11 | 23:27:49 »
Suponho que estejam a par dos desenvolvimentos...... Trump etc. As crises que começam nos Estados Unidos...

Há bocado, no noticiário da RTP, uma gaja da Sociedade Portuguesa de Pneumologia retomava a ideia atual do 'se usa cigarros eletrónicos, pare. Se não usa, não comece', acrescentando que continham muitas substâncias desconhecidas e concluindo que ainda faziam 'pior que os cigarros'.

Ganha o Óscar de irresponsabilidade médica do ano. Sei que não volto a fumar, mas cada vez acredito menos nos humanos...

Fumar é que é bom, alimenta o Orçamento de Estado, os lobbies do tabaco, a Organização Mundial de Saúde, e na verdade quanto mais depressa morrermos menos dinheiro gasta a segurança social e o Serviço Nacional de Saúde :(

joaopss

• Vaper Veterano
  • Vapor: 4
« Responder #12 em: 2019.09.12 | 01:29:48 »
Eu sinceramente não sei o que se anda a passar pela cabeça das pessoas responsáveis por estas associações... Associação de pneumologia: "não usem cigarro eletrônico" faz muito mal porque tem imensos químicos" , "mais de 80% dos vapers consome produtos com nicotina e ou canábis/THC"... Mas até parece que andamos aqui todos a vaporizar uns THC's sintéticos ilegais todos potentes...

A pergunta que eu faria a estas associações seria:
- Os seres humanos no UK têm uma base genética diferente da nossa? Ou então os processos de medicina e pesquisa lá devem ser muito diferentes...

Encontrei isto escrito por alguém da página da tal associação de pneumologia no Facebook num post que fizeram:
"A Sociedade Portuguesa de Pneumologia não tem qualquer relação com a tabaqueira. Inclusivamente, é a tabaqueira que produz o tabaco convencional, o tabaco aquecido e o cigarro eletrónico."

Mas andam a brincar? Desinformação autêntica passada a todos os portugueses em canal aberto quando nem sequer sabem do que falam? Só me apetece dizer um grande f***-s* mesmo. Como é possível falarem de estudos que não têm dados, de estudos que não fizeram, de pesquisas que nem pesquisaram sequer sobre o assunto? Como é possível darem tempo de antena a pessoas destas?
« Última modificação: 2019.09.12 | 01:43:24 por joaopss »

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #13 em: 2019.09.12 | 09:38:38 »
Estou a preparar-me calmamente para ter que deixar de vaporizar porque, se não me prejudica a saúde física, prejudica-me a saúde mental, no sentido em que não consigo falar com as pessoas de forma racional, calma e sem que seja acusado de ignorar os factos e me estar a destruir. É extremamente frustrante, mas a conspiração dos poderosos, provavelmente, está prestes a ganhar.

AmazingVape

• Máquina de Vapor
    • Amazing Vape
« Responder #14 em: 2019.09.12 | 16:07:18 »
Finalmente, entendi o que andam a cozinhar as Tabaqueiras e os governos. No fundo, a velha coisa de os peixes grandes engolirem os pequenos. O povo, crédulo e amedrontado, colabora. Vejam os produtos que a Phillip Morris anda a preparar: https://www.pmi.com/markets/portugal/pt/science-and-innovation/breakthrough-products-for-smokers
« Última modificação: 2019.09.12 | 18:42:42 por AmazingVape »