2019.12.07 | 01:28:01

Autor Tópico: Vaping Saudável, como?  (Lida 8506 vezes)

pack21

• Vaper Veterano
  • Vapor: 7
  • PROVARI & REO MINI
Vaping Saudável, como?
« em: 2011.03.19 | 12:48:26 »
Vaping Saudável, não existe.....mas chamei-lhe assim para ser objectivo!

Obviamente, que o Vaping dá 1000x mais benefícios, do me os malefícios do cigarro.....mas acho que todos devem tentar saber e perceber, o que, pode ser menos prejudicial neste mundo, porque á diferenças obvias entre coisas que parecem iguais, mas não o são......e enterrar a cabeça na areia é um erro. Prefiro fazer Vaping do que fumar, e se o conseguir fazer da forma menos prejudicial, melhor!

Ex: "Porque usar um aroma num DIY  de uma determinada amrca, com algumas substancias E, se existe esse ou outros aromas de outras marcas, sem E".....gosto de ter essa opção.

O que pretendo com está thread, é tentarmos descobrir, quais os produtos, e-juices, métodos, que nos permitam um vaping o menos prejudicial possível.

Assim pedia a colaboração de todos, e aos que não se revêem nesta procura, que evitassem os posts do costume; " o cigarro analógico faz pior", " não é por uma substancia, que não vou usar X ou Y".

Também gostaríamos, que evitassem, "enbora com x substancia gosto mais deste sabor do que Y", etc...

há medida que for recorrendo matéria importante dos vossos posts, vou tentar manter os 1ºs posts actualizados.

Tentem fazer um resumo e síntese do que sabem ou descobriram, e com a fonte, caso seja possível.

Vamos tentar, ter uma fonte de informação, para quem quer um vaping o mais saudável possível, independentemente de gostos pessoais.

Obrigado.
« Última modificação: 2011.03.19 | 18:20:36 por pack21 »

pack21

• Vaper Veterano
  • PROVARI & REO MINI
Re: Vaping Saudável, como?
« Responder #1 em: 2011.03.19 | 12:48:51 »
DEVICES - MÉTODOS - Etc...

Qual o método de Vaping mais saudável ?

- Cartomizes
- System Tanque
- drip
- LR

Em relação aos devices e métodos julgo não haver grande diferença, se bem que talvez os sistemas tank e fazer drip sejam mais "seguros" (se efectuado em condições normais) por terem um elemento a menos na "equação", a lã/enchimento. Outro motivo que me leva a pensar isto é, por exemplo no caso dos cartuchos que vinham com o kit IT que comprei (e depois devolvi), a lã/enchimento vir com uns pedaços castanhos que não sei do que seria. Mas é como tudo, há casos e casos e isto até podia ser "normal".
« Última modificação: 2011.03.19 | 15:49:29 por pack21 »

pack21

• Vaper Veterano
  • PROVARI & REO MINI
« Responder #2 em: 2011.03.19 | 12:49:12 »
E-juices comerciais;

Quais dão mais garantias, quais usam substancias menos prejudiciais?

Em relação aos líquidos, sem dúvida que os comerciais terão mais garantida (supostamente são feitos em laboratórios ou instalações com condições para tal e testados) mas não digo que os caseiros também não o possam ser (e quem sabe se as condições não serão iguais ou melhores...).

PG ou VG? qual o menos prejudicial?

Quanto ao PG vs VG julgo ser a mesmo coisa (em termos de saúde), excepto o facto de o VG ser recomendado a pessoas alérgicas ao PG. De resto dizem que o PG dá mais sabor e TH em decréscimo do vapor enquanto o VG o contrário. Um artigo que li por ai também dizia que em relação ao VG não se devia fazer líquidos com altas concentrações de VG pois este absorve água/humidade dos tecidos, dai dar mais vapor (condensação). Se é verdade ou não, não sei.

Nisso do VG axo que tens razao, eu comecei ontem a testar VG e experimentei só VG sem mais nada, fiquei com os lábios bué secos, como se fosse cieiro.
o VG tem outros problemas.
A temperatura de decomposição é mais baixa que a temperatura de ebulição, e a decomposição dá origem a algumas substancias toxicas.
Em principio, essas substancias decompoem-se tb muito rapidamente, especialmente em contacto com metais, como a bobina do atty, mas mesmo assim, convem ter essa noção.
« Última modificação: 2011.03.19 | 17:41:21 por pack21 »

pack21

• Vaper Veterano
  • PROVARI & REO MINI
« Responder #3 em: 2011.03.19 | 12:49:30 »
E-juice DIY

Quais os aromas comerciais, que possuem menos substancias prejudiciais?

Aroma LIMÃO da marca GLOBO ( á venda no Jumbo), parece não ter substancias E
Comp: (Propileno, Glicol, água aroma)

(VG) GLICERINA ( farmácia do continente, na Wells, tem uma tampa azul e diz na frente GLICERINA de 60ml, Custa 1.50€ e é do laboratório Maialab).
Comp: (Substancia natural de origem Vegetal)

Nos líquidos caseiros, também dizem que se deve evitar aromas que contenham óleos ou açucares pois pode danificar os atty. De resto, na minha opinião, é usar amoras que contenham o menos possível de aditivos, como corantes e afins
« Última modificação: 2011.03.19 | 15:53:03 por pack21 »

pack21

• Vaper Veterano
  • PROVARI & REO MINI
« Responder #4 em: 2011.03.19 | 12:49:56 »
reservado

ita

• Visitante
« Responder #5 em: 2011.03.19 | 14:10:53 »
Mesmo sendo novato nestes andanças, aqui ficam os meus comentários acerca do assunto.
Em relação aos devices e métodos julgo não haver grande diferença, se bem que talvez os sistemas tank e fazer drip sejam mais "seguros" (se efectuado em condições normais) por terem um elemento a menos na "equação", a lã/enchimento. Outro motivo que me leva a pensar isto é, por exemplo no caso dos cartuchos que vinham com o kit IT que comprei (e depois devolvi), a lã/enchimento vir com uns pedaços castanhos que não sei do que seria. Mas é como tudo, há casos e casos e isto até podia ser "normal".
Em relação aos líquidos, sem dúvida que os comerciais terão mais garantida (supostamente são feitos em laboratórios ou instalações com condições para tal e testados) mas não digo que os caseiros também não o possam ser (e quem sabe se as condições não serão iguais ou melhores...).
Como nota deixo aqui a lista de ingredientes do líquido da smuky, neste caso com sabor a capuccino (presumo que seja igual para os restantes sabores), tal como vêm na caixa: PG - ~77% ; Etanol - ~10% ; Aroma - ~10% ; Ácido Lacteo - ~3% ; Nicotina - ~0-1,8%.
Quanto ao PG vs VG julgo ser a mesmo coisa (em termos de saúde), excepto o facto de o VG ser recomendado a pessoas alérgicas ao PG. De resto dizem que o PG dá mais sabor e TH em decréscimo do vapor enquanto o VG o contrário. Um artigo que li por ai também dizia que em relação ao VG não se devia fazer líquidos com altas concentrações de VG pois este absorve água/humidade dos tecidos, dai dar mais vapor (condensação). Se é verdade ou não, não sei.
Nos líquidos caseiros, também dizem que se deve evitar aromas que contenham óleos ou açucares pois pode danificar os atty. De resto, na minha opinião, é usar amoras que contenham o menos possível de aditivos, como corantes e afins.

vaping

• Vaper Iniciante
  • **
  • Vapor: 0
« Responder #6 em: 2011.03.19 | 14:36:13 »
Nisso do VG axo que tens razao, eu comecei ontem a testar VG e experimentei só VG sem mais nada, fiquei com os lábios bué secos, como se fosse cieiro.

Deves ter mesmo razão.

pmos69

• Moderador Global
  • Máquina de Vapor
  • Vapor: 47
« Responder #7 em: 2011.03.19 | 15:15:18 »
Um artigo que li por ai também dizia que em relação ao VG não se devia fazer líquidos com altas concentrações de VG pois este absorve água/humidade dos tecidos, dai dar mais vapor (condensação).

Tanto o VG como o PG fazem isso, ou não terias "vapor". São higroscópicos.
As moléculas de PG ou VG vaporizadas agregam "um monton" de moléculas de água à volta delas. O resultado: uma bela neblina.

ita

• Visitante
« Responder #8 em: 2011.03.19 | 16:07:20 »
@ vaping
Então é capaz mesmo, nesse caso há que ter atenção a isso.

@ pmos69
Sim, mas estava a falar em termos comparativos. O VG ser mais "forte" que o PG neste aspecto.

pmos69

• Moderador Global
  • Máquina de Vapor
« Responder #9 em: 2011.03.19 | 17:37:09 »
@ vaping

@ pmos69
Sim, mas estava a falar em termos comparativos. O VG ser mais "forte" que o PG neste aspecto.

Pois, mas o VG tem outros problemas.
A temperatura de decomposição é mais baixa que a temperatura de ebulição, e a decomposição dá origem a algumas substancias toxicas.
Em principio, essas substancias decompoem-se tb muito rapidamente, especialmente em contacto com metais, como a bobina do atty, mas mesmo assim, convem ter essa noção.

AmazingVape

• Máquina de Vapor
  • Vapor: 79
  • Eu não sou o outro. Sou eu mesmo.
    • Amazing Vape
« Responder #10 em: 2011.03.19 | 17:42:44 »
Mau! Tóxicas até que ponto? Tóxicas como andar na rua? Tóxicas como uma overdose? Tóxicas como fumar analógicos ou quase? Ou tóxicas como quem diz? Estou-me a mudar para o VG e gostaria de entender...
A melhor coisa que podes fazer por outra pessoa é inspirá-la.

pmos69

• Moderador Global
  • Máquina de Vapor
« Responder #11 em: 2011.03.19 | 17:53:31 »
http://www.ptvapers.com/forum/index.php/topic,480.msg4361.html#msg4361
Mau! Tóxicas até que ponto? Tóxicas como andar na rua? Tóxicas como uma overdose? Tóxicas como fumar analógicos ou quase? Ou tóxicas como quem diz? Estou-me a mudar para o VG e gostaria de entender...

http://www.ptvapers.com/forum/index.php/topic,480.msg4361.html#msg4361

pack21

• Vaper Veterano
  • PROVARI & REO MINI
« Responder #12 em: 2011.03.19 | 18:09:45 »

O PG vaporiza a 187.4º C e o VG vaporiza a 290º C, embora mesmo pequenas quantidades de água nos liquidos façam descer significativamente as temperaturas de ebulição.

No entanto, e para referência, o VG começa a decompôr-se aos 280º C, e um dos compostos em que se decompõe é a acroleina, que é tóxica.
(Relax, parece que a acroleina se deteriora muito rápidamente na presença de metais, tal como os da bobina do atomizador)

Ainda não entendi o que queres dizer com "(Relax, parece que a acroleina se deteriora muito rápidamente na presença de metais, tal como os da bobina do atomizador)". isso é bom ou é menos bom?

ita

• Visitante
« Responder #13 em: 2011.03.19 | 18:21:40 »
@ vaping

@ pmos69

Sim, concordo. Há que ter sempre noção dos perigos que possam existir. Afinal esta-se a "brincar" com a saúde e ninguém quer passar de um vício mau para outro (que possa vir a ser) ainda pior :).

AmazingVape

• Máquina de Vapor
  • Vapor: 79
  • Eu não sou o outro. Sou eu mesmo.
    • Amazing Vape
« Responder #14 em: 2011.03.19 | 20:01:24 »
Já li umas coisas sobre a maldita acroleína! :( É um bocado complicado porque posso ter que usar VG ou não usar coisa nenhuma. Alguns dirão: que sorte! Eu digo: hmm, qual sorte? Se eu quisesse deixar de fumar no sentido do acto (não da queima das 4000 substâncias do tabaco), deixava e pronto. Era um esforçozito, mas a vida é esforço e dá a impressão de que muita gente ou se esqueceu disso ou nunca o chegou a saber. O facto da Dekang (que fornecerá como uns 90% do mercado, incluindo a LF a quem encomendei uns líquidos) ter sido analisada, certificada e etc. como afirmas, é excelente, mas não deixa de ser food for the thought... É chato...

Quanto a não haver vaping saudável, isso é conversa. Se começarmos a considerar que isto não é saudável, que aquilo não é saudável, que aqueloutro não é saudável, encontramos insalubridade em tudo e suicidamo-nos para não ter que viver num mundo perigoso. Tanta treta com a nicotina! A nicotina é um alcalóide como milhentos. Vicia? Bom, o que não falta é quem se vicie em coisas bem piores ou mais esquisitas ou mais prejudiciais para terceiros ou, inclusive, para si mesmo, e que nem sequer sofrem estigmatizações sociais de monta. Se alguém se sentir muito mal por a nicotina ser aditiva, só tem que não a usar (porque qualquer um pode não a usar, ok?) ou limitar-se aos 0 mg. Beber nicotina mata. Injectá-la tambémm. Nicotina pura é uma chatice. Fumá-la, direi mesmo fumá-la e não vaporizá-la, é preciso um nível de abuso bem grande opara causar dano que se veja. Mas há muito quem tenha ataques cardácos e AVCs por motivos que não têm mesmo nada a ver com nicotina nem cafeínas nem substância alguma. A não ser com as próprias substâncias que já carregamos nos nossos corpos e que uma sociedade desalmada insiste em pôr a funcionar a 200 à hora.
A melhor coisa que podes fazer por outra pessoa é inspirá-la.