• Welcome to ptVapers - Fórum de Cigarro Electrónico. Please login or sign up.

Aviso CTT - objecto apreendido

Started by gmartin, 2017.10.10 | 17:40:15

Previous topic - Next topic

Pfresky

Boa noite

Eu recebi uma carta da Asae em Março para me pronunciar. Assim que recebi enviei para a minha advogada, que me disse para eu estar descansado. Após análise dela, recomendou-me não dizer nada, nem responder. Caso a multa apareça irá passar cada vez mais tempo, ai ela impugna judicialmente vai para tribunal e o mais certo é prescrever.
Ja recebi duas multas de valores altíssimos na minha actividade profissional, dirigidas à minha empresa. Uma foi de 30 mil eur das Finanças e outra foi de 10 mil da Asae, impugnei e o resultado foi ... foram todas arquivadas. Nao paguei um tostão. 
Segundo a minha advogada caso ela responda ja a argumentar e a agarrar nas falhas que o inspector da Asae possa ter feito, estamos a entregar o ouro ao bandido, assim eles terao tempo para corrigir as falhas argumentadas por nós e passarem a multa. Uma das situacoes é que eles pedem os dados do IRS nao carta para poderem passar a multa e se fosse uma empresa pediam os balancetes da contabilidade para poderem ver a vossa situação económica.  Caso voces nao respondam e eles passam a multa irão faze-lo sem ter dados nenhuns vossos, logo ai está um ponto para se pegar e impugnar. Outro ponto poderá ser a prescrição, o tempo pode vir a jogar a nosso favor. Sabemos todos que os tribunais andam cheinhos de processos para resolver. Então o mais certo é ficar arquivado, ficar prescrito ou apenas sermos alvo dum aviso.

Abraco a todos e pensamento positivo.

P.S. - Que os inspectores da ASAE tenham uma alta caganeira e se derretam todos ... é a praga que lhes rogo. São piores que a Pide. FdP

lotuseater

Obrigado Pfresky, é sempre útil ler mais opiniões.

Eu optei pela resposta e aconselho a responder, mas acrescento uma coisa importante que me esqueci: deve enviar-se só a carta de resposta e ignorar a papelada que eles enviaram. Não se deve dar mais nenhum dado pessoal além do nome e morada que eles usaram na notificação. De facto eles pedem vários dados, inclusivamente sobre a situação económica, o que é ridículo, mas tudo isso deve ser ignorado, enviar só uma folha com a resposta em carta registada.

sandramendes

Já fiz merda. Enviei tudo preenchido, ou seja, os meus dados todos .
Seria util ter sabido esta informação antes.....

AlexPaiva

Também mandei tudo preenchido com os meus dados todos. A minha Advogada me aconselho assim 🥺🥺🥺

Tomaz

Também já recebi a minha.
Por acaso há alguém que possa partilhar a resposta que deu?
Estou de rastos.

Andremlpk

2021.05.17 | 19:10:10 #275 Last Edit: 2021.05.18 | 18:00:12 by Andremlpk
Mais um para a cowboiada
Pior é que eu nem comprei nada. Disso sei eu

Sinceramente também nem sei bem o que fazer

A carta da alfândega dizia ser uma marca
A carta da ASAE agora diz que era uma outra marca

E dizem que tem um documento que comprova a compra. Coisa que eu tenho certeza absoluta que não fiz.

Andremlpk

Quote from: lotuseater on 2021.05.11 | 15:20:24Obrigado Pfresky, é sempre útil ler mais opiniões.

Eu optei pela resposta e aconselho a responder, mas acrescento uma coisa importante que me esqueci: deve enviar-se só a carta de resposta e ignorar a papelada que eles enviaram. Não se deve dar mais nenhum dado pessoal além do nome e morada que eles usaram na notificação. De facto eles pedem vários dados, inclusivamente sobre a situação económica, o que é ridículo, mas tudo isso deve ser ignorado, enviar só uma folha com a resposta em carta registada.

Boas amigo
Esse aconselhamento veio da parte de algum advogado?
Estava precisamente a pensar nos dados solicitados por eles

lotuseater

Quote from: Andremlpk on 2021.05.17 | 20:53:59
Quote from: lotuseater on 2021.05.11 | 15:20:24Obrigado Pfresky, é sempre útil ler mais opiniões.

Boas amigo

Boas,

Não é opinião de um advogado, só consultarei um se a multa avançar. Mas não é preciso um advogado para perceber que:

- a Asae não tem a minha identificação nem quaisquer dados meus

- o Auto de Notícia que acompanha a notificação só tem o meu primeiro e último nome e a minha morada incompleta e incorrecta

- todos os outros campos estão em branco e deve ser a Asae a preenchê-los, aliás já o devia ter feito antes de me ser enviado

- a Asae não sabe de facto se fui eu que fiz a encomenda, o documento de transporte que referem é aquele recibo manhoso das lojas chinesas, não tem mais informação que a etiqueta colada no envelope

- os documentos que receberam, se lerem com atenção, são feitos para estabelecimentos/negócios e não para o cidadão comum

Em resumo, a Asae apreende milhares de pacotes postais vindos da China, usa os endereços colados nos pacotes e pede aos destinatários para se identificarem para os poder multar... tudo isto mostra muitas falhas, excesso de zelo e tem tudo para dar barraca...
Portanto quem quiser facilitar-lhes o trabalho, preenche a papelada e envia. Ou então envia uma simples carta a dizer que não sabe do que se trata, que só faz compras em sites em língua portuguesa e/ou outras razões já referidas e que se a multa avançar vai contestá-la pelas vias legais. Os dados pessoais eles que os procurem, já que têm tanto tempo livre. Mas repito que isto é o que eu fiz e é só a minha opinião.

Andremlpk

Quote from: lotuseater on 2021.05.18 | 16:16:30
Quote from: Andremlpk on 2021.05.17 | 20:53:59

Boas amigo

Boas,

Não é opinião de um advogado, só consultarei um se a multa avançar. Mas não é preciso um advogado para perceber que:

- a Asae não tem a minha identificação nem quaisquer dados meus

- o Auto de Notícia que acompanha a notificação só tem o meu primeiro e último nome e a minha morada incompleta e incorrecta

- todos os outros campos estão em branco e deve ser a Asae a preenchê-los, aliás já o devia ter feito antes de me ser enviado

- a Asae não sabe de facto se fui eu que fiz a encomenda, o documento de transporte que referem é aquele recibo manhoso das lojas chinesas, não tem mais informação que a etiqueta colada no envelope

- os documentos que receberam, se lerem com atenção, são feitos para estabelecimentos/negócios e não para o cidadão comum

Em resumo, a Asae apreende milhares de pacotes postais vindos da China, usa os endereços colados nos pacotes e pede aos destinatários para se identificarem para os poder multar... tudo isto mostra muitas falhas, excesso de zelo e tem tudo para dar barraca...
Portanto quem quiser facilitar-lhes o trabalho, preenche a papelada e envia. Ou então envia uma simples carta a dizer que não sabe do que se trata, que só faz compras em sites em língua portuguesa e/ou outras razões já referidas e que se a multa avançar vai contestá-la pelas vias legais. Os dados pessoais eles que os procurem, já que têm tanto tempo livre. Mas repito que isto é o que eu fiz e é só a minha opinião.

Sim. É o que pretendo fazer também. Até porque eu tenho plena consciência que não paguei nada.
Só não queria escrever uma carta às 3 pancadas. Queria redigir algo com pés e cabeça

Grande molho de broculos. É o que é.

joaoC

Eu também recebi a famosa cartinha por causa de uma compra de 2018. Só tinham o meu primeiro e último nome e uma morada que não é minha. Resolvi responder através de advogada e é uma resposta que pode resultar para muitos de nós.
Ora, ela alegou que a infração foi cometida por negligência porque nem o site nem o vendedor não tinham restrições sobre o envio para Portugal nem qualquer menção acerca disso. Assim sendo, por negligência, a lei prevê uma redução da coima para metade. Passando a ser entre 1000€ e 1875€.
Com estes valores, entra no período de prescrição de um ano. A notificação foi feita 2 anos e 3 meses depois.
Ainda não obtive resposta deles, a ver vamos...
Eu tenho o modelo da carta, se alguém quiser, posso enviar e só tem que alterar dados e datas.

jpl

Recebi a malfadada carta. Só têm primeiro e ultimo nome e morada do trabalho!
Quote from: joaoC on 2021.05.31 | 16:08:50Eu tenho o modelo da carta, se alguém quiser, posso enviar e só tem que alterar dados e datas.
Agradecia imenso se me pudesse enviar o modelo da sua carta

ebrotas

JoaoC

Se pudesse enviar o modelo da carta, agradecia

Mais 1 na mesma situação.

Obrigado

besori

Ainda não houve ninguém com uma resposta da ASAE sobre o que foi respondido ao receber a carta sobre o processo? Com ou sem envolvimento de advogado?

São casos e casos a aparecer desde 2017 e ainda não há respostas ou encerramento claro de processos?

Vaper1507

Mais um que recebeu a tal carta com a maravilhosa multa minima de 2000 e maxima de 3750  ;D, pela compra de 2 cigarros eletrónicos da marca eleaf.

Ja contactei a minha advogada e basicamente o que ela me disse era que nos vamos impugnar (opor-se contra) o maximo possivel.

Não tenho certeza mas esta coima prescreve em 3 anos e se for assim no final de Janeiro jão n terei que pagar nada.

Caso alguém tenha alguma outra novidade sobre a parte do processo adiante agradeço.

marypvz

2021.07.01 | 19:39:46 #284 Last Edit: 2021.07.01 | 20:06:11 by marypvz
Boa tarde joaoC. Pode por favor mandar modelo da carta para responder à ASAE? Agradecida pela ajuda.